Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Preparação adequada e garantia de investimentos são vistos como motores da crença no Top 5

Geral

06/09/2016 18h42

Jogos Paralímpicos

Preparação adequada e garantia de investimentos são vistos como motores da crença no Top 5

Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e presidente do CPB, Andrew Parsons, detalharam como convênios, parcerias e infraestrutura de ponta dão confiança para a meta ambiciosa nos Jogos Rio 2016

Duas grandes gerações de atletas, presença de patrocinadores, preparação adequada e estrutura de ponta no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Esses foram alguns dos ingredientes utilizados pelo Brasil para estabelecer a meta ambiciosa de ficar na quinta colocação no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. As ações foram ressaltadas nesta terça-feira (06.09) pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, durante coletiva de imprensa no Rio Media Center, na capital fluminense.

"O Ministério do Esporte é um forte apoiador do esporte paralímpico. O governo federal é parceiro do comitê e estimula a formação de atletas da base ao alto rendimento. O governo considera a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro positiva. Ao longo dos anos o governo tem ajudado na preparação dos atletas e na estruturação das modalidades paralímpicas”, disse Picciani.

29426172311_5bfa4e1011_k.jpg
Ministro do Esporte, Leonardo Picciani e o presidente do CPB, Andrew Parsons. Foto: Francisco Medeiros/ME

Andrew Parsons mostrou confiança ao falar dos atletas nacionais que irão defender o país. “Nós temos a maior e melhor delegação paralímpica de todos os tempos. São 289 atletas nas 22 modalidades do programa. O Brasil nunca esteve presente em todas as modalidades. É importante dizer que em nenhuma modalidade o Brasil vai simplesmente participar. Somos competitivos nas 22. Isso é resultado de investimentos”, revela.

“Nós temos a maior e melhor delegação paralímpica de todos os tempos. São 289 atletas nas 22 modalidades do programa. O Brasil nunca esteve presente em todas as modalidades. É importante dizer que em nenhuma modalidade o Brasil vai simplesmente participar. Somos competitivos nas 22. Isso é resultado de investimentos”
Andrew Parsons 

Durante o ciclo até 2016, a preparação das seleções paralímpicas permanentes em diversas modalidades contou com apoio financeiro do Ministério do Esporte. Desde 2010, foram firmados 17 convênios entre o governo federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os valores somam R$ 67,3 milhões.

O presidente do CPB acrescentou que todo o crescimento é fruto de trabalho realizado com os parceiros. “Nosso maior parceiro é o governo federal. As Loterias Caixa são o principal patrocinador. Há 14 anos elas apoiam o esporte paralímpico brasileiro. O maior convênio que o Ministério do Esporte tem em vigência atualmente é com o CPB”, contou.

O investimento do governo federal proporcionou o treinamento de atletas no Brasil e no exterior, além da participação em competições internacionais. A fase final de preparação foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O complexo na capital paulista é o maior do mundo em número de modalidades contempladas: são 15 no total. O equipamento é o principal legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 para a infraestrutura dos esportes adaptados. O equipamento, um dos principais da Rede Nacional de Treinamento, conta com 86 alojamentos, capazes de receber cerca de 280 pessoas, e áreas para o treinamento de 15 modalidades paralímpicas. A unidade está dividida em 11 setores, que englobam áreas esportivas de treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico e fisioterapia. 

“O governo brasileiro vai investir cada vez mais no esporte paralímpico. Ele vem numa espiral crescente, que a cada ciclo vem conquistando uma evolução de resultados. Temos a certeza de que teremos no Rio de Janeiro uma evolução em relação ao excelente resultado que tivemos na edição de Londres”, ressalta.

Nos Jogos britânicos, o Brasil ficou na sétima colocação no quadro de medalhas, com 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. No Rio, os brasileiros pretendem terminar os Jogos entre os cinco melhores no quadro geral. A delegação nacional vai encarar o desafio de se manter entre as potências paralímpicas com 289 atletas, dos quais 262 (90,6%) são patrocinados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

“Nós temos uma união entre duas gerações fortes. É aquela geração que brilhou em Londres, que ficou em sétimo lugar. Com 21 medalhas de ouro, com Daniel Dias, André Brasil, Terezinha e o time de futebol de 5, com uma nova geração que chamamos de pós-Londres, que vem muito forte. Temos a Silvânia Costa, o Petrúcio, a Joana Neves e modalidades novas, como a paracanoagem”, acrescentou Parsons.   

"O governo federal é parceiro do comitê paralímpico e estimula a formação de atletas da base ao alto rendimento. Ao longo dos anos o governo tem ajudado na preparação dos atletas e na estruturação das modalidades paralímpicas”
Leonardo Picciani

Ingressos

A projeção do Comitê Paralímpico Internacional é vender no Rio 2016 cerca de 2 milhões de ingressos. Andrew acredita que o país vai bater a meta. “Teremos uma cerimônia de abertura extraordinária amanhã. Isso ajudou muito nos Jogos Olímpicos, pois deu a confiança e a vontade de estar no evento”, afirmou.

O gestor revelou que foram vendidos mais ingressos para o primeiro fim de semana no Parque Olímpico das Paralimpíadas do que dos Jogos Olímpicos. “Percebemos durante os Jogos Olímpicos o aumento do público nas instalações na segunda semana de evento. Vamos ter agora mais gente no Parque Olímpico neste fim de semana do que naquela ocasião”. 

Apostas do Brasil

Natação e atletismo são as modalidades apontadas como as que ajudarão o país a atingir a meta de ficar na quinta colocação. Segundo o presidente do CPB, a grande maioria das medalhas sairá das duas modalidades. “Assim como em Londres, a gente não só espera ganhar medalhas nas duas modalidades, mas também em outros esportes. Apostamos no halterofilismo, tiro e canoagem como modalidades que podem surpreender de forma positiva. Mas é a força do conjunto que vai nos levar ao quinto lugar no quadro de medalhas”.

Breno Barros, brasil2016.gov.br