Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro detalha aspectos que garantem segurança aeroviária nos Jogos Rio 2016

Atletismo

29/06/2016 14h22

Aviação

Ministro detalha aspectos que garantem segurança aeroviária nos Jogos Rio 2016

Cada um dos aeroportos de maior demanda no período olímpico tem um planejamento para minimizar riscos ligados a ações terroristas, sabotagem, ações violentas e criminalidade

06292016_ministro_aviacao_32.jpeg
Ministro Maurício Quintella descreve o conteúdo do manual, que compila 400 horas de debates.Foto: SAC
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou, nesta quarta-feira (29.06), no Rio de Janeiro, durante os lançamentos do hotsite Aeroportos nos Jogos Rio 2016 e do Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que o governo está alerta, preparado e acompanhando de perto a segurança dos megaeventos esportivos. A afirmação do ministro foi feita um dia depois do atentado que matou 40 pessoas no aeroporto de Istambul.

"Apesar de todo o esforço e preparação, eventos como o de ontem (o atentado de Istambul) geram um alerta. O ministério está se reunindo para reforçar um olhar especial nessas áreas. As forças já estão preparadas. Temos medidas que serão adotadas e não podem ser divulgadas por questões de segurança. Estamos acompanhando e preparados para prevenir e atuar", ressalta.

» Visite o hotsite Aeroportos nos Jogos Rio 2016

 

O hotsite é um guia online com informações sobre aeroportos brasileiros, com o objetivo de orientar turistas nacionais e estrangeiros em trânsito no País. Já o Manual é um documento que reúne um grande acordo operacional e de planejamento construído após cerca de 400 horas de debates, análises técnicas, revisão de procedimentos, ações de alinhamento e cooperação entre os órgãos que compõem o Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Medidas de segurança

O manual prevê várias medidas de segurança para os aeroportos, como o PISOU (Planos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano), que orienta a atuação das forças de segurança nas áreas de circulação do aeroporto e no seu perímetro externo imediato.

Cada aeroporto terá seu próprio PISOU. O objetivo é minimizar riscos relacionados a ações terroristas ou de sabotagem, ações violentas praticadas durante manifestações sociais, criminalidade, violência urbana e comprometimento do sistema de mobilidade.

Os planos buscam a prevenção. Por isso mesmo são fortemente apoiados por ações de inteligência (produção de conhecimento, avaliações de risco, emprego de observadores, análise de mídia e cooperação internacional).

Os planos definem as atividades a serem desenvolvidas em cada área e os responsáveis por elas, bem como as ações necessárias.  "O Brasil tem aviação segura, com padrões reconhecidos internacionalmente", afirmou Quintella, acrescentando que "o governo está atento à maior freqüência de atentados terroristas nos últimos meses, embora o Brasil tenha experiência em prover segurança aeroportuária em eventos internacionais, como demonstra o sucesso da Copa do Mundo em 2014, da Copa das Confederações, da Rio + 20 e da Jornada Mundial da Juventude".

Espaço aéreo

Da mesma forma que ocorreu na Copa do Mundo, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) fará a vigilância do espaço aéreo 24 horas por dia, a partir da Sala Master localizada no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. 

Entre as medidas de defesa do espaço aéreo está a proibição de que aeronaves da aviação executiva pousem ou decolem nos aeroportos do Rio entre às 8h e 22h durante os Jogos. Nesse período, a aeronave é obrigada a descer em algum aeroporto fora do Rio, fazer a inspeção de segurança em toda a bagagem e passageiros para só depois se dirigir para o Rio de Janeiro. As empresas estão todas alertadas quanto à restrição. Caso contrário, a aeronave só poderá pousar entre 2h e 8h da manhã, quando não há nenhum evento de massa acontecendo. Essa é outra medida para minimizar possíveis ataques.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil