Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro da Justiça e Cidadania conhece planejamento de segurança para os Jogos

Geral

31/05/2016 16h20

Segurança e Defesa

Ministro da Justiça e Cidadania conhece planejamento de segurança para os Jogos

Alexandre de Moraes disse, em visita ao Rio de Janeiro, que a estrutura de inteligência de segurança pública e soberania nacional está em dia

Foto: Isaac Amorim/MJ

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, fez um sobrevoo, nesta segunda-feira (30.05), pelas principais arenas olímpicas do Rio de Janeiro. Acompanhado pelo secretário executivo da pasta, José Levi do Amaral Júnior, pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), Andrei Rodrigues, e pelo comandante militar do Leste, general de Exército Fernando Azevedo e Silva, ele conheceu o trabalho do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Com o apoio da Aviação do Exército, o helicóptero com as autoridades sobrevoou, principalmente, os locais situados em área militar. Em seguida, o grupo foi recepcionado na sede do Comando Militar do Leste (CML), onde assistiu a uma palestra na sala de Comando e Controle. Lá, as autoridades conheceram os planejamentos operacional e tático das Forças Armadas do CGDA.

Equipada com monitores que transmitem imagens de câmeras espalhadas por toda a cidade, a sala possui, ainda, o sistema Pacificador. Trata-se de um software gerencial que permite o acompanhamento de todas as ações e deslocamentos de tropas.

O ministro também reuniu-se com o secretário de estado de Segurança, José Mariano Beltrame, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro. Após o encontro, Alexandre de Moraes disse que a estrutura de inteligência de segurança pública e soberania nacional, envolvendo forças policiais estaduais, a Polícia Federal, as Forças Armadas, a Força Nacional e a Agência de Inteligência Brasileira (Abin), está em dia. Ele também reforçou que não haverá problemas com o efetivo policial.

“O efetivo vai estar completo, seja por maior implantação da Polícia Militar, se for necessário, seja com a Força Nacional, que vai estar completa aqui. Estamos verificando alguns locais para fazer eventuais alterações no policiamento e otimizar os trabalhos, mas tudo está em dia. O efetivo da Força Nacional vai chegar ao número previsto inicialmente de cerca de nove mil integrantes”, afirmou o ministro.

brasil2016.gov.br, com informações do Ministério da Justiça e Cidadania