Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro Aldo Rebelo visita local do futuro Centro de Iniciação ao Esporte em Lagarto (SE)

05/12/2014 16h30

Ministro Aldo Rebelo visita local do futuro Centro de Iniciação ao Esporte em Lagarto (SE)

Pedra fundamental do novo CIE foi lançada nesta sexta-feira. Local permitirá a prática de 16 modalidades esportivas

Fernando Guedes/ ME

A pedra fundamental do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Lagarto, em Sergipe, foi lançada na manhã desta sexta (05.12), pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, junto com o governador Jackson Barreto e o prefeito da cidade, Lila Fraga. Localizado no bairro Matinha, o conjunto terá espaço e equipamentos para a prática de 16 modalidades esportivas. O investimento é de pouco mais de R$ 3,7 milhões.

O ministro Aldo Rebelo lembrou que o lançamento da obra acontece em um momento de festa em Sergipe. A capital, Aracajú, sedia os Jogos Sul-Americanos Escolares e recebe, além de 1,8 mil atletas e suas equipes técnicas, os ministros de Esporte de vários países do continente.

“Hoje é um dia especial. Além da abertura dos Jogos Sul-Americanos Escolares, temos o lançamento desta obra, que vai servir, principalmente, aos jovens e às crianças e que também será um espaço para toda a população. Acredito que até o final de 2015 o centro poderá ser organizado. O dinheiro já está no Ministério do Esporte e, assim que a prefeitura realizará licitação, será repassado”, disse.

Durante a solenidade, houve apresentações da banda dos estudantes que participam do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, que atende 53 mil alunos em Sergipe, além de um grupo de capoeira e outro de dança.

CIEs

Um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 é a massificação da prática do esporte em nível nacional. Nesse sentido, os Centros de Iniciação ao Esporte surgem como ferramentas essenciais.

São ginásios erguidos com recursos do governo federal para que crianças e jovens possam iniciar a prática de várias modalidades olímpicas e paraolímpicas. O projeto prevê a construção de CIEs em todo o país, frutos de um investimento de mais de R$ 967 milhões do Orçamento Geral da União. Foram selecionados 263 municípios para receber 285 unidades do CIE.

Fonte: Ministério do Esporte