Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministério do Turismo lança versões em inglês e espanhol de aplicativo de acessibilidade

Geral

31/05/2016 14h58

Jogos Rio 2016

Ministério do Turismo lança versões em inglês e espanhol de aplicativo de acessibilidade

Estrangeiros terão a possibilidade de acessar e avaliar estabelecimentos e atrativos antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Na semana em que a contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 chegou a 100 dias, o Ministério do Turismo anunciou, nesta segunda-feira (30.5), o lançamento das versões em inglês e espanhol do aplicativo Guia Turismo Acessível. A ferramenta facilita o acesso às informações de estabelecimentos turísticos conforme o nível de acessibilidade e está disponível para download nas plataformas iOS, Android ou Windows Phone. O conteúdo colaborativo permite a avaliação da acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e atrações diversas.

O Guia Turismo Acessível está disponível para download nas plataformas iOS, Android ou Windows Phone. Foto: Max Gonçalves

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a iniciativa contribuirá para auxiliar atletas paraolímpicos e turistas com algum tipo de deficiência interessados em descobrir o Brasil durante os Jogos Rio 2016. “Ações como essa são fundamentais para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo, sem distinção. Para isso, o Ministério do Turismo vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas voltadas para o turismo acessível como o aplicativo e o site de mesmo nome”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país. Ainda segundo o ministro, a qualificação e capacitação dos prestadores de serviço do setor resultam em fatores preponderantes para que o turista retorne ao Brasil. Na Copa do Mundo, por exemplo, os serviços foram avaliados positivamente por mais de 90% dos estrangeiros.

O Ministério do Turismo também defende que a qualidade do atendimento é fundamental para acolher o turista e, por isso, apoia profissionais que buscam se qualificar no mercado. Hoje, o Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo – conta com mais de 50 guias de turismo aptos para se comunicar por meio de libras, o que garante que turistas com deficiência auditiva possam, por exemplo, descobrir as curiosidades de um atrativo durante um passeio.

O guia faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que conta com iniciativas voltadas para a promoção da inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia. Outra ação do Programa Turismo Acessível é o site de mesmo nome que obteve, até o momento, mais de 440 mil acessos e 700 avaliações. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo ele será.

A cada dia, ações voltadas ao turista com deficiência ganham prioridade no Ministério do Turismo. Nos últimos anos, mais de R$ 75 milhões foram investidos em obras de acessibilidade em todo o país.

Fonte: Ministério do Turismo