Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministério do Esporte participa de simpósio internacional sobre os Jogos do Rio

Geral

04/04/2016 15h51

Estudo e pesquisa

Ministério do Esporte participa de simpósio internacional sobre os Jogos do Rio

Diretora de Planejamento e Gestão Estratégica, Cássia Damiani fará palestra sobre o legado do evento para o país. Congresso será realizado na Universidade de Pittsburgh, nos EUA

O Center for Latin American Studies, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade da West Virginia, recebe no próximo sábado (9.04) o Simpósio Olímpico "The Olympic Games Rio de Janeiro 2016: social, economic and cultural impact on Brazil". A diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, foi convidada para os debates e falará sobre o legado dos Jogos para o país.

"Vamos focar nos impactos para o desenvolvimento nacional e mostrar como estamos construindo os Jogos para que os benefícios sejam nacionalizados, como a questão Rede Nacional de Treinamento, a melhoria dos resultados esportivos e de gestão para entidades esportivas, principalmente as confederações", explica Cássia. "Temos um país de dimensão continental. Vou tratar sobre como essa lógica vai sair do Rio e ser irradiada para o país", acrescenta.

Ainda sobre o legado, a intenção é mostrar o planejamento para que os benefícios conquistados com a realização dos Jogos sejam duradouros para a população brasileira. "Nós nos comprometemos a ter uma visão do paradigma de Barcelona, de deixar para o país transformações impactantes no âmbito urbano, para melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento econômico e também para a organização, a gestão, para tornar o esporte atrativo para captação de patrocínios", aponta.

Além da palestra, Cássia Damiani participará de mesas-redondas sobre o modelo do Sistema Nacional do Esporte e sobre os levantamentos feitos por meio do Diagnóstico Nacional do Esporte. "Vou apresentar os principais dados referentes ao perfil dos praticantes e não praticantes de esporte e atividade física no Brasil, as metodologias que adotamos para o levantamento da estrutura esportiva e para o financiamento público e privado, e sobre a legislação brasileira, de 1857 a 2013", detalha.

O Simpósio Olímpico faz parte de uma iniciativa de universidades norte-americanas que estudam o esporte na América Latina e contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e gestores.

brasil2016.gov.br