Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministério do Esporte apresenta novos equipamentos de luta olímpica e de basquete nesta quinta, em São Paulo

22/10/2014 17h35

Ministério do Esporte apresenta novos equipamentos de luta olímpica e de basquete nesta quinta, em São Paulo

Investimento na estruturação das modalidades faz parte do plano de legado dos Jogos Olímpicos de 2016, que vão se realizar no Rio de Janeiro

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, junto com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, apresenta novos equipamentos da luta olímpica e do basquete nesta quinta-feira (23.10), na cidade de São Paulo. Eles estarão acompanhados de dirigentes da Confederação Brasileira de Luta Olímpica (CBLA), da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Às 11h, o ministro e o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho, apresentam os novos equipamentos esportivos da luta olímpica que propiciaram a criação de dois projetos na comunidade de Heliópolis. O primeiro é a Escolinha de Luta Caixa – Jovem Promessa, que conta com parceria com a Caixa. O outro é desenvolvido pela Federação Paulista de Luta Olímpica com o governo do estado de São Paulo. Ambos têm apoio da Escola de Samba Imperador do Ipiranga. A parceria do Ministério com a confederação proporcionou a compra de tapetes, bonecos e “ossos” (espécie de boneco sem cabeça, apenas com pernas e braços) para estruturar núcleos do esporte em 20 estados, entre eles o estado de São Paulo, que montou outro núcleo em Pirituba.

Os novos materiais estão permitindo aos estados a realização de projetos de iniciação à luta, ajudando a preparação de categorias de base, servindo para melhorar as condições de treinamento dos atletas e elevando o nível das competições regionais, estaduais e nacionais da modalidade.

Às 15h, Aldo Rebelo, acompanhado pelo presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Cássio Roque, e pelo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, apresenta os novos equipamentos de quadra (piso flutuante, tabelas e placares) entregues ao clube. Os materiais compõem kits que a LNB comprou com recursos do Ministério do Esporte para estruturar 19 clubes de 16 municípios que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), a mais importante competição de base da modalidade no país.

Os materiais atendem não apenas às equipes principais dos clubes, mas também aos atletas de base, além de melhorar o nível dos treinamentos e propiciar igualdade de condições de disputa entre os times.

Esse investimento na estruturação das modalidades é inédito no Brasil e faz parte do plano de legado dos Jogos Olímpicos de 2016, que vão se realizar no Rio de Janeiro.

Serviço:

Visita ao Projeto Escolinha de Luta Caixa – Jovem Promessa
Data: 23 de outubro de 2014
Horário: 11h
Local: Interior da Escola de Samba Imperador do Ipiranga
Endereço: Av. Carioca, 99, Vila Carioca, Heliópolis, São Paulo

Visita à quadra de basquete do Palmeiras/Meltex
Data: 23 de outubro de 2014
Horário: 15h
Local: Ginásio do Palmeiras
Endereço: Rua Turiassu, 1840, Perdizes

Contatos:

Ministério do Esporte
Assessoria de Comunicação
(61) 3217.1875 ou (61) 9983.3107, com Fernando Guedes
www.esporte.gov.br | WWW.brasil2016.gov.br
imprensa@esporte.gov.br

Fonte: Ministério do Esporte