Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Michael Phelps garante vaga na sua quinta edição de Jogos Olímpicos

Atletismo

30/06/2016 15h44

Rio 2016

Michael Phelps garante vaga na sua quinta edição de Jogos Olímpicos

Maior medalhista da história, norte-americano venceu a prova dos 200m borboleta na seletiva dos Estados Unidos e vai se despedir das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Michael Phelps mais uma vez fez história. Ele garantiu presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na prova dos 200m borboleta e tornou-se o único atleta dos Estados Unidos, no masculino, a integrar o time olímpico da natação em cinco edições de Jogos – Dara Torres conseguiu o feito no feminino. Foi um presente de aniversário adiantado para o fenômeno, que completa 31 anos nesta quinta-feira (30.06).

MichaelPhelpsseletivaGetty1.jpg
Dono de 22 medalhas, sendo 18 de ouro, Phelps vai para sua quinta edição consecutiva dos Jogos Olímpicos. Foto: Getty Images

Durante toda a prova, Phelps, que é o maior medalhista olímpico da história (22 medalhas, 18 das quais de ouro), teve o jovem Tom Shields em seu encalço. Mas o maior atleta olímpico de todos os tempos mostrou consistência para chegar em primeiro lugar com o tempo de 1min54s84 e à frente do rival. Com a conquista, Phelps também quebrou outra marca: nenhum americano havia vencido uma mesma prova das seletivas olímpicas da natação quatro vezes seguidas – ele só perdeu em 2000, quando tinha apenas 15 anos.

Como desejava o campeão, a noiva Nicole, o filho Boomer e a mãe Debbie estavam nas arquibancadas em Omaha, Nebrasca, acompanhando toda a performance. "Com tudo o que aconteceu, ser capaz de voltar ...", declarou Phelps, reflexivo, ao site oficial do Comitê Olímpico Americano.

"Gostaria de ter mais um recorde antes de me aposentar", disse Phelps, sobre a despedida olímpica no Rio 2016 A classificação também trouxe certo sentimento de alívio. Em várias entrevistas, Phelps não escondeu seu descontentamento com o desempenho em Londres. Não queria que essa fosse sua última imagem como atleta. "Ser capaz de terminar (minha carreira) como eu quero é importante para mim", disse o nadador ao site da Federação Americana de Natação. "E fazer parte deste time é tudo o que eu queria".

MichaelPhelpsseletivaGetty2.jpg
A vaga nos 200m borboleta veio na seletiva norte-americana de natação. Foto: Getty Images

Volta por cima

Depois de três dias de eventos, nos quais vários novatos conquistaram inéditas classificações olímpicas, a noite de quarta-feira foi dominada por veteranos. O destaque foi Missy Franklin, que um dia antes perdeu a chance de defender seu título olímpico nos 100m costas. Na quarta-feira, deu a volta por cima e se classificou em segundo lugar na prova individual dos 200m livre, consequentemente garantida também no revezamento 4 x 200m livre.

A vitória foi de Katie Ledecky, que somou mais uma prova ao seu programa no Rio. "A noite passada foi muito difícil", admitiu Missy, que ficou emocionada. "As pessoas dizem que não há nada como fazer parte de sua primeira equipe olímpica. Eu diria que não há nada como fazer parte de sua segunda equipe olímpica."

Fonte: Rio 2016