Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Melhor brasileiro no Mundial, Rafael Andrade garante vaga para os Jogos Olímpicos

Ginastica trampolim

27/11/2015 14h37

Ginástica de trampolim

Melhor brasileiro no Mundial, Rafael Andrade garante vaga para os Jogos Olímpicos

Goiano de 29 anos terminou a competição na Dinamarca em 36º lugar no individual e será o representante do Brasil na modalidade em 2016

Rafael Andrade, da seleção de ginástica de trampolim, será o represente brasileiro da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O goiano de 29 anos carimbou o passaporte por ter conseguido a melhor colocação entre os brasileiros no Campeonato Mundial de Odense, na Dinamarca, durante as classificatórias da última quinta-feira (26).

Por ser país-sede, o Brasil tinha direito a uma vaga, que seria concedida ao atleta mais bem colocado no individual, independentemente do gênero. Rafael conquistou 102,325 pontos na soma das duas rotinas e ficou na 36ª posição. Luiz Arruda Júnior, com 93,920, foi o 72°, e Carlos Ramirez Pala, com 64,880, o 107°. Pelo feminino, Camilla Gomes foi a 43ª, com 94,400, Ingrid Maior, a 48ª, com 92,400, e Daienne Lima, a 76ª, com 51,510.

Brasileiros competiram no trampolim individual na Dinamarca. Foto: Divulgação

Os brasileiros entraram em cena no Stadium Arena Fyn logo no primeiro grupo e tiveram que segurar a ansiedade durante todo o dia para conhecer o classificado. "Eu saí super feliz com a minha competição, então demorei um pouco para focar nos resultados parciais e acompanhar a possibilidade de classificação. Nos últimos grupos vi que ainda tinha chances e comecei a ficar apreensivo para que acabasse logo. Esse foi o meu melhor resultado em Mundiais e estou contente pela minha evolução", contou Rafael, atleta do Núcleo de Ginástica Olímpica Tatiana Figueiredo, do Rio de Janeiro (RJ).

Como já era de se esperar, a classificação olímpica é um sonho realizado na carreira do ginasta natural de Goiânia (GO), com 1,70m e 60 kg. "Estou muito feliz. É um sonho que foi concretizado e que marca o início da participação do trampolim brasileiro em Jogos Olímpicos. É motivo de muita honra para mim poder fazer parte desse evento em casa. Minha vida foi dedicada à ginástica e isso me trouxe esse presente. Agradeço a todos que me apoiaram e acreditaram em mim durante todo esse tempo", frisou Rafael.

O ginasta está na modalidade desde os 10 anos e na seleção desde 2005. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011, Rafael foi o primeiro brasileiro a subir ao pódio na competição, quando conquistou a medalha de prata. O Mundial de Odense segue até o próximo domingo (29).

» Classificatório para Jogos Olímpicos, Mundial de Ginástica de Trampolim começa nesta quinta-feira

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)