Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ian Matos: até hoje acho incrível o que o Esporte fez na minha vida

Saltos ornamentais

24/02/2016 11h09

Entrevista

Ian Matos: até hoje acho incrível o que o Esporte fez na minha vida

Atleta dos Saltos Ornamentais fala ao Medium do Esporte sobre a modalidade, carreira e o esporte como transformação

IanMatos3.jpeg
Ian Matos. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Ian Matos é atleta da equipe brasileira de Saltos Ornamentais. O paraense é um dos convocados para competir nas provas de trampolim de 3m individual e sincronizado na 20ª Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, evento-teste para os Jogos Rio 2016 que acontece de 19 a 24 de fevereiro, no Centro Aquático Maria Lenk.

Nesta entrevista concedida ao Ministério do Esporte, Matos fala sobre a modalidade, carreira e o poder do esporte na sua vida.

- Qual seu ritual antes de uma competição? Você tem alguma superstição?

Atualmente não tenho nenhuma superstição, mas já tive uma fase em que só competia com uma “sunga da sorte” (risos). Eu gosto de competir ouvindo música, esse é meu único ritual. Eu ouço Matisyahu, tenho uma playlist com as músicas que eu mais gosto dele. As músicas me fazem bem.

As outras coisas que faço durante uma competição os são exercícios de respiração e visualização que aprendi com a psicóloga.

- O que o Salto Ornamental representa na sua vida?

Representa principalmente mudança, eu era uma criança que não era boa em nenhum esporte e descobri o talento pra saltos ornamentais. Por causa do esporte, eu mudei bastante, tanto de endereço, já que sou de Belém e atualmente moro no Rio de janeiro, mas já morei em Brasília e na China, tudo por conta do esporte. Além da mudança no meu status social.

» Leia a entrevista completa
 

O Medium do Esporte é uma plataforma colaborativa de histórias e entrevistas do mundo esportivo. Envie a sua pelo Facebook do Ministério do Esporte.