Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Medalhas oficiais dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima são apresentadas

Geral

11/07/2019 17h46

Lima 2019

Medalhas oficiais dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima são apresentadas

Serão fabricadas quase cinco mil medalhas, todas com metais 100% peruanos e com símbolos da história do país

Em cerimônia na manhã desta quinta-feira (11.07) foram apresentadas as medalhas oficiais que serão entregues nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima, no Peru, com início marcado para daqui a 15 dias. Os metais usados na fabricação são 100% peruamos, segundo os organizadores. A Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia (SNMPE) fez uma entrega simbólica à organização dos Jogos das medalhas que serão usadas no pódio dos eventos.

Objeto de desejo dos 6.680 atletas, medalhas foram apresentadas nesta quinta. Foto: Lima 2019

O presidente do Comitê Organizador, Carlos Neuhaus, e o presidente do SNMPE, Manuel Fumagalli, foram os responsáveis por apresentar as medalhas. No total, foram produzidas 4.941 medalhas, sendo 1.582 de ouro, 1.582 de prata e 1.777 de bronze. "Não havia outra maneira de ter medalhas se elas não viessem das colinas do Peru, das minas que funcionam formalmente dia após dia. Estamos felizes que o SNMPE tenha aceitado o desafio", disse Neuhaus.

"É um orgulho ter como uma das figuras o tradicional 'quipu incaico' (usado como sistema de contabilidade pelos incas), que ainda não foi totalmente decifrado e cuja escrita é desconhecida. Estamos a 15 dias do Pan e temos a tocha percorrendo todo o Peru. Estamos preparando a cerimônia de abertura, onde serão exibidos mais de cinco mil anos de nossa história. Estamos preparados, contra todas as probabilidades, para abrir as portas aos visitantes", acrescentou.

medalhas_pan.jpg
Detalhes dos dois lados da medalha do Pan. Referência ao Quipu incaico, ferramenta de contabilidade dos incas. Foto: Lima 2019

"Estamos felizes porque o Setor de Mineração da SNMPE contribuirá com as medalhas em um evento em que o Peru é anfitrião. Os vencedores levarão um pedaço do Peru. As medalhas simbolizam o trabalho de mais de um milhão e meio de peruanos que trabalham direta e indiretamente na mineração formal. Estamos orgulhosos de nossa mineração e de toda a sua história. É um orgulho participar dessa maneira dos Jogos de Lima 2019, porque é a ocasião para mostrar ao mundo que o Peru é um país único", afirmou Fumagalli.

Os Jogos Pan-Americanos Lima terão início no dia 26, em cerimônia no Estádio Nacional. O torneio continental reunirá 6.680 atletas de 41 países. Serão 17 dias de evento, até 11 de agosto, com competições em 14 distritos de Lima e Callao. Serão disputados 39 esportes, que incluem 62 disciplinas, sendo que 23 delas serão classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Parapan: símbolo do Santuário Arqueológico de Pachacamac, local histórico do Peru. Foto: Lima 2019

Já o Parapan contará com 1.890 atletas de 33 países, que competirão em 17 esportes. O evento será realizado entre 23 de agosto e 1º de setembro. As medalhas parapan-americanas têm o símbolo do Santuário Arqueológico de Pachacamac, local histórico do Peru. Segundo a mitologia Inca, Pachacamac foi Deus do fogo e filho do Sol, criador do mundo e de todas as criaturas que habitam nele.

Fontes: Comitê Organizador de Lima 2019 e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)