Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maria Clara termina em 15º lugar em sua estreia individual no Mundial

Nado sincronizado

18/07/2017 17h52

Nado sincronizado

Maria Clara termina em 15º lugar em sua estreia individual no Mundial

Atleta de 18 anos já havia disputado os Jogos Olímpicos e o Mundial de 2015, mas apenas na prova em equipe

Maria Clara Lobo Coutinho, a terceira geração em uma família de atletas do Brasil de nado sincronizado, trouxe a "fé" como tema (Faith) em sua estreia em provas individuais em Campeonatos Mundiais. Ao som do clássico "Hallelujah", de Jaff Buckley, somou 80,1333 pontos e garantiu a 15ª colocação. A prova, realizada na noite da última segunda-feira (17.7), teve Svetlana Kolesnichenko, da Rússia, classificada para a decisão com a maior pontuação, 95,5000.

"Nadei com muita energia e dei o máximo. Na primeira metade eu estava um pouco nervosa e acabei cometendo um erro que não acontece normalmente. Com isso eu conseguir ganhar um "gás" no meio da coreografia, porque sabia que tinha que recuperar", comentou Maria Clara.

6bbeaffa32def0c7fac1a4bee5d5a2e2.jpg
Fotos: CBDA/Divulgação

A atleta, de apenas 18 anos, viveu a experiência dos Jogos Olímpicos e do Mundial de 2015, mas em ambas as vezes competindo apenas na prova em equipe. Com uma coreografia marcante e de movimentos plásticos, Maria Clara esperou 19 apresentações, entre 32 países participantes, para enfim estrear em uma prova individual no Mundial.

"No solo eu acabo colocando uma pressão grande em cima de mim, porque você não tem ninguém para compartilhar, e isso pesa um pouco. Mas, ao mesmo tempo, é o seu momento. Nessa apresentação eu tenho uma boa sustentação na superfície, venho melhorando a minha expressão e, com isso, emocionando mais", analisou Maria Clara.

Mesmo com a pressão da torcida, que lotou as arquibancadas para acompanhar o solo de Szofi Kiss, a representante do país-sede, que somou 79,4000, a brasileira, mesmo não realizando sua prova ideal, chegou à casa dos 80 pontos, ficando à frente da anfitriã.

"Esse era um solo bem difícil, com um grau de dificuldade grande. Ela teve um erro no deslocamento, saiu para a parede contrária, então teve que recuperar o padrão de execução. A Maria Clara é uma atleta com muito potencial e com certeza pode mais. Ela é muito nova e não é fácil estrear no Mundial, com esse público todo. Acredito que numa próxima competição ela vai poder mostrar o 100%", avaliou Maura Xavier, treinadora do Brasil.

Maria Clara Lobo Coutinho é neta da Ana Maria Lobo e filha de Cristiana Lobo, ambas representantes da seleção brasileira em competições internacionais, em suas gerações. Cristiana foi atleta olímpica do Brasil (1992) e participou do Mundial de Esportes Aquáticos, em 1994, na prova de dueto, em que conquistou a 13ª colocação, tendo ao lado Fernanda Camargo, em ambas as provas.

"Eu participei da primeira competição real de nado sincronizado, no Pan de 63, mas essa foi a primeira e única vez. Tudo era muito diferente, a técnica não sabia o que era o esporte. Ela tinha um livro de figuras, mostrava pra gente e dizia 'faz', não tinha conhecimento técnico e tudo era rudimentar. O nado vem se modificando a cada ano, com o corpo tornando-se cada vez mais um instrumento da música", compara a avó de Maria Clara, Ana Maria Lobo.

"Sempre me envolvi com o nado e tenho certeza de que o esporte só me trouxe coisas boas! Vi minha filha competir em Olimpíada e Pan-Americano, pude treiná-la. Hoje posso ver minha neta, que é realmente uma menina de muito talento, então, sei que o nado me fez muito feliz. A minha relação com a Maria sempre foi muito próxima. Amo todos os meus seis netos, mas a nossa ligação é uma coisa muito forte e especial, desde que ela nasceu, por isso acredito que os meus conselhos são importantes", comentou Ana Maria, que é árbitra internacional e participa do Campeonato Mundial de Budapeste na organização.

Maria Clara também comentou como é fazer parte de uma família tão ligada a sua modalidade e o quanto isso ajudou na sua formação. "Hoje em dia eu acho muito bom fazer parte dessa família. Antigamente eu dizia que era muito ruim e que me sentia pressionada, mas essa pressão era eu quem colocava. Hoje em dia acho ótimo ter essas referências de nado sincronizado, principalmente com a minha vó que é muito experiente. Essa relação é boa para mim e vai me amadurecendo", finalizou Maria Clara.

Programação de Nado Sincronizado

Quarta-feira (19.7)
11-12h30 – Solo Livre - Final
19h-22h – Equipe Livre – Eliminatória

Quinta-feira (20.7)
11-12h30 – Dueto Livre - Final
19h-21h30 – Rotina Livre Combinada (Combo) - Eliminatória

Sexta-feira (21.7)
11-12h30 – Equipe Livre – Final
19h-20h – Dueto Misto Livre - Eliminatória

Sábado (22.7)
11-12h30 – Rotina Livre Combinada (Combo) - Final
19h-20h30 – Dueto Misto Livre - Final

 

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)