Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Marcus Vinícius D’Almeida fica entre os oito melhores do Mundial de tiro com arco

Tiro com arco

30/07/2015 13h25

Na Dinamarca

Marcus Vinícius D’Almeida fica entre os oito melhores do Mundial de tiro com arco

Melhor resultado da carreira na competição veio após derrota para o holandês Rick Van der Ven nas quartas de final

Aos 17 anos, Marcus Vinícius D’Almeida segue colecionando bons resultados no tiro com arco. Nesta quinta-feira (30.07), o brasileiro ficou entre os oito melhores do Campeonato Mundial da modalidade, em Copenhagen, na Dinamarca. Ele só parou nas quartas de final do torneio, quando foi eliminado pelo holandês Rick Van der Ven. Marcus é contemplado pelo programa Bolsa Pódio, do governo federal.

DEN15_A15_1602.jpg
Marcus Vinícius chegou às quartas de final do Mundial de Copenhagen, na Dinamarca. Foto: Worldarchery.org

Na última edição do Mundial, em 2013, Marcus Vinícius parou na terceira rodada, quando perdeu para o vice-campeão daquele ano, o sul-coreano Oh Jin-Hyek. Dois anos depois, o brasileiro chegou à Dinamarca credenciado pelos títulos de campeão mundial na categoria cadete e vice-campeão da Copa do Mundo adulta de 2014 e chegou mais longe.

O primeiro combate eliminatório do brasileiro em Copenhagen foi contra o norte-americano Zach Garrett. Após um empate em 27 x 27 no primeiro set, Marcus Vinícius dominou o restante do confronto, vencendo por 29 x 28, 27 x 26 e 28 x 25 as parciais seguintes e fechando em 7 x 1.

DEN15_TB9139.jpg
Foi o melhor resultado do brasileiro no Mundial, após ser eliminado na terceira rodada em 2013. Foto: Worldarchery.org

Na sequência, ele pegou o indonésio Riau Ega Agatha. O brasileiro abriu 2 x 0 no primeiro set, mas viu o adversário empatar o duelo no segundo. Marcus Vinícius voltou a ficar na frente no quarto set, com vitória por 28 x 27, mas Agatha empatou no último, levando a decisão para o desempate. Na flecha decisiva, os dois atletas tiraram 10, mas o brasileiro acertou o alvo mais próximo ao centro, assegurando a vaga nas oitavas de final.

Duelando por um lugar entre os oito melhores, o arqueiro do Brasil teve pela frente o chinês Dai Xiaoxiang, quarto colocado no Mundial de 2013. O asiático chegou a abrir 4 x 2, mas Marcus Vinícius venceu os dois últimos sets por 28 x 27 e 29 x 27, fechando o confronto em 6 x 4 e avançando para as quartas de final.

DEN15_B15_0570.jpg
Marcus Vinícius duelou com atleta holandês por vaga na semifinal. Foto: Worldarchery.org

Caso vencesse o holandês Rick Van der Ven, Marcus chegaria à semifinal do Mundial pela primeira vez na carreira. Van der Ven começou melhor a abriu 2 x 0, mas o brasileiro empatou no segundo set. O europeu voltou a ficar na frente após o terceiro set, e os dois atletas empataram no quarto. No último, Marcus Vinícius precisava vencer para levar o duelo ao desempate, mas o holandês fez 28 x 27 e se classificou para a semifinal.

brasil2016.gov.br