Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Marcelo Melo brilha no tênis e assume a liderança do ranking mundial de duplas

Tenis

03/11/2015 11h39

Tênis

Marcelo Melo brilha no tênis e assume a liderança do ranking mundial de duplas

Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou novo ranking na segunda-feira. Mineiro é o segundo brasileiro a liderar o ranking mundial. O primeiro foi Gustavo Kuerten, nas simples

O dia 2 de novembro de 2015 foi uma data histórica para o tênis brasileiro. Nesse dia, em pleno feriado de Finados no Brasil, o mineiro Marcelo Melo assumiu o posto de número 1 do mundo de duplas no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Com isso, ele se tornou o segundo brasileiro a chegar à liderança do ranking mundial do tênis, igualando o feito de Gustavo “Guga” Kuerten, que por 43 semanas foi o número 1 do mundo no ranking de simples.

Depois de garantir a posição há mais de uma semana, Marcelo Melo, contemplado com a Bolsa Pódio do governo federal, apareceu nesta semana na posição de número 1 nas duplas com 850 pontos de vantagem para os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, que lideravam o ranking desde setembro de 2012. Marcelo tem 8.390 pontos, contra 7.540 dos irmãos Bryan.

1130GettyImages493017494.jpg
Marcelo Melo: semana histórica para o tênis brasileiro, que celebra a ascensão do novo número 1 do mundo de duplas. Foto: Kevin Lee/Getty Images

O brasileiro conseguiu alcançar o topo em uma temporada na qual obteve os melhores resultados da carreira, incluindo o primeiro título de Grand Slam em duplas masculinas do Brasil em Roland Garros, quando Marcelo sagrou-se campeão ao lado do croata Ivan Dodig.

Todo este crescimento de Marcelo Melo vem de um investimento de longa data, desde a definição de seguir jogando apenas nas duplas em 2007, treinado pelo irmão Daniel Melo, responsável por grande evolução técnica do mineiro.

Com o patrocínio dos Correios desde 2008, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) apoia o mineiro ininterruptamente há oito anos, além de garantir junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) o acompanhamento do preparador físico Chrizogno Bastos e do fisioterapeuta Paulo Roberto Santos em torneios.

Neste ano, um fator importante que também contribuiu para a evolução de Marcelo Melo foi o início do trabalho de vídeo-análise com o aplicativo Dartfish, tecnologia disponibilizada pelo COB em parceria com a CBT que permitiu a presença do especialista Luis Fernando Ramos em torneios pelo mundo para ajudar tanto na melhora de pontos estratégicos quanto no melhor conhecimento dos adversários.

“Número 1 do mundo! Eu que sempre acreditei no sonho de ser tenista profissional, posso dizer que a ficha ainda não caiu”, escreveu Marcelo Melo em sua página no Facebook, em texto que também deixou um recado aos tenistas que também estão na busca de seus objetivos.

“Deixo um recado para os que estão no mesmo caminho: nunca desista do sonho de ser tenista, tente até o fim. No meu caminho apareceram pessoas dizendo que eu não seria capaz, que não tinha capacidade, que eu era muito ruim, que não tinha futuro no tênis, que nunca daria certo trabalhar com irmão, etc. Eu nunca acreditei neles, por isso estou onde estou, acredite no seu sonho e vá em frente”, aconselhou o novo número 1 do tênis mundial.

Acompanhe os brasileiros que mais se destacaram no ranking mundial de simples e duplas, no masculino e feminino:

Simples

Masculino
» Gustavo Kuerten: 1º
» Thomaz Bellucci: 21º
» Thomas Koch: 24º
» Fernando Meligeni: 25º
» Luiz Mattar: 29º
» Marcos Hocevar: 30º

Feminino

» Niege Dias: 31ª
» Teliana Pereira: 44ª
» Patrícia Medrado: 48ª
» Andréa Vieira: 76ª

Duplas

Masculino

» Marcelo Melo: 1º
» Bruno Soares: 3º
» Cássio Motta: 4º
» Jaime Oncins: 22º
» Givaldo Barbosa: 32º
» Fernando Meligeni: 34º
» Gustavo Kuerten: 38º

Feminino

» Patrícia Medrado: 68ª
» Cláudia Monteiro: 82ª
» Niege Dias: 89ª
» Vanessa Menga: 93ª

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis