Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maratona aquática realiza último evento-teste de agosto

Maratona aquática

21/08/2015 08h55

Aquece Rio

Maratona aquática realiza último evento-teste de agosto

Evento será disputado neste sábado e domingo, no Forte de Copacabana, e reunirá 50 atletas no total, entre eles a bicampeã mundial Ana Marcela Cunha

eventos_teste_banner_1130x100.png

Neste sábado e domingo (22 e 23 de agosto), as águas do Forte de Copacabana serão palco do Aquece Rio Evento Internacional de Maratona Aquática, o único evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A competição marca o sétimo evento-teste realizado na capital fluminense e encerra as atividades do calendário para o mês de agosto. Em julho, o vôlei abriu os eventos-testes com a disputa, no ginásio do Maracanãzinho, da fase final da Liga Mundial. Depois, seguiram-se competições de triatlo, remo, hipismo, vela (cujas últimas regatas serão disputadas neste sábado – 22.08) e ciclismo de estrada.

O evento-teste da maratona aquática será disputado na distância olímpica de 10km. No sábado competem os homens e, no domingo, as mulheres. No total, 50 atletas se inscreveram – 25 na prova masculina e 25 para a feminina. A largada será sempre às 9h, com a previsão de chegada às 11h. Entre os destaques estão quatro brasileiros: Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Diogo Villarinho.

08212015_A71Q8961.jpg
Foto: Satiro Sodré/SSPress

Para o Brasil, as maratonas aquáticas representam uma esperança real de medalhas em 2016. No Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia, disputado no início de agosto, a baiana Ana Marcela Cunha, contemplada com a Bolsa Pódio do governo federal, foi o grande destaque da equipe nacional. Ela voltou para casa com três medalhas, uma de cada cor e, com isso, firmou-se real candidata ao pódio nos Jogos Olímpicos no Brasil.

Na Rússia, Ana Marcela foi campeã nos 25km (prova não olímpica), levou a prata nos 5km por equipe (ao lado de Allan do Carmo e Diogo Villarinho) e garantiu o bronze nos 10km. Em Kazan, três brasileiros confirmaram vaga nos Jogos Olímpicos de 2016: Ana Marcela, Allan do Carmo e Poliana Okimoto. Com os resultados, Ana Marcela já soma seis pódios em Campeonatos Mundiais. Ela tem ainda no currículo o ouro em 2011, em Xangai, nos 25km; a prata nos 10km e o bronze nos 5km, em Barcelona 2013.

Pouco depois da disputa em Kazan, o Brasil voltou a conquistar ótimos resultados em competições internacionais, desta vez na 8ª etapa do circuito da Copa do Mundo, disputada no Canadá, no Lago Mégantic. O país, que competiu apenas com atletas na prova masculina de 10km, faturou a prata e o bronze, com Allan do Carmo e Diogo Villarinho, respectivamente.

Mas o quarteto do Brasil não terá vida fácil no evento-teste, que contará com a participação de algumas feras da modalidade. O holandês Ferry Weertman, prata em Kazan; o britânico Jack Russel e o italiano Simone Ruffini, todos com vaga olímpica assegurada, são destaques no masculino. Entre as mulheres, três as atletas estrangeiras estão classificadas para os Jogos Rio 2016: a francesa Aurélie Muller (atual campeã mundial), a italiana Rachele Bruni (líder do ranking mundial em 2015), e a alemã Isabelle Harle.

Sem pressão

Depois do sucesso no Mundial de Kazan, Ana Marcela Cunha tirou férias e descansou por duas semanas. Ela retornou aos treinos apenas na última segunda-feira (17.08) e, por isso, a ordem é nadar tranquila, sem pressão, no evento-teste.

“Estou voltando de férias e estou sem cobrança nenhuma. É só um evento-teste para ver como está o percurso e não dá para fazer previsão”, declarou a bicampeã mundial. Para ela, mesmo estando familiarizada com o local da disputa, é impossível prever quais serão as condições do mar, o que faz com que uma prova seja completamente diferente da outra.

“Desde 2003, todo ano tem uma competição onde vai ser essa prova do evento-teste. Mas em cada uma é sempre diferente. O vento muda, a maré é outra e vários fatores influenciam. Estou em uma boa fase, mas agora zerou tudo de novo. Sou campeã mundial, mas cada prova é uma história. Mas é sempre bom nadar no lugar que deve receber as provas das Olimpíadas no ano que vem”, encerrou Ana Marcela, que desembarca no Rio de Janeiro nesta sexta-feira.

O percurso

Em resumo, a prova funciona como qualquer outra da natação. Os atletas largam de uma plataforma e devem percorrer os 10km de um percurso delimitado por bóias. Ganha quem chegar primeiro.

No evento-teste, os atletas nadarão um circuito que consiste em uma reta e, depois, três voltas por um percurso de cinco boias. A largada será realizada de uma plataforma sobre a água, sustentada por uma balsa, a cerca de 100m da areia do Posto 6 da Praia de Copacabana, na altura da Avenida Rainha Elisabeth (onde fica a icônica estátua de Carlos Drummond de Andrade).

A boia mais longe da largada, no ponto mais distante do percurso, está posicionada na altura da Rua Constante Ramos. Assim como na natação em piscina, a chegada acontece na batida de mão e o pórtico (painel) de batida estará próximo à plataforma de largada.

O percurso também será um dos grandes testes do Aquece Rio: a expectativa é de que a Federação Internacional de Natação (FINA) dê a sua aprovação para que o mesmo circuito seja utilizado nos Jogos Olímpicos. Depois das competições de ciclismo de estrada, e de triatlo e paratriatlo, este será o terceiro evento-teste com sede no Forte de Copacabana.

Acompanhe o trajeto montado no Forte de Copacabana e entenda como será a disputa do evento-teste da maratona aquática:

T: Tart - Plataforma de largada. A largada é feita em direção ao ponto 5, onde fica a boia de contorno 5. O percurso segue em direção aos respectivos pontos: 3 (boia de contorno 3), 4 (boia de contorno 4), 5 (boia de contorno 5), 1 (boia de contorno 1) onde a primeira volta é finalizada. No último trecho da competição, os atletas nadam até o ponto “P”, chamado de Pórtico de Chegada.

Legenda de Cores

1. Fim da primeira até a penúltima volta, onde fica a Boia de contorno 1
2. Boia de Contorno 2
3. Boia de Contorno 3
4. Boia de Contorno 4
5. Boia de Contorno 5
P: Pórtico de Chegada - Chegada da última volta

Laboratório

Além de permitir que os atletas conheçam as condições de competição que encontrarão no ano que vem nos Jogos Olímpicos, os eventos-testes funcionam como laboratórios para que profissionais de várias áreas se preparem para os Jogos no Brasil.

Na maratona aquática, 150 colaboradores do Comitê Rio 2016 (60 funcionários e 90 voluntários), de 33 áreas diferentes de atuação, estarão em ação. Três delas terão neste evento-teste uma atuação muito próxima à que será aplicada nos Jogos Olímpicos Rio 2016: as equipes de resultados de competição, de organização das competições esportivas e de acessibilidade e sustentabilidade.

 “Este evento-teste é igualmente importante para os atletas e para o Comitê Organizador. Para os nadadores é uma oportunidade de familiarização com o percurso. Para o Comitê, será um teste para várias operações, como segurança, comunicação, área de competição. E tudo isso numa prova que acontece totalmente dentro do mar, o que é um diferencial do nosso esporte”, afirmou Christiane Fanzeres, líder de competição de maratonas aquáticas do Comitê Rio 2016. “Todas as áreas testadas são importantes, não há uma mais importante do que a outra porque não teremos outra chance para teste e todas as operações são fundamentais para o evento e mais ainda para os Jogos Olímpicos”, continuou Christiane Fanzeres.

Para Bernardo Villano, gerente de Gestão de Instalações do Rio 2016, os seis eventos-testes já realizados foram um sucesso e, agora, o objetivo é fazer o mesmo em uma prova de natação disputada no mar. “A operação para as competições evolui a cada evento-teste. São desafios diferentes para cada competição e tivemos que nos adaptar para todos eles. Mas até agora tudo correu muito bem. Depois dos primeiros eventos que aconteceram também em terra, inclusive com alterações no fluxo de trânsito da cidade, agora o nosso desafio é fazer a adaptação para um evento que acontece 100% dentro do mar”, ressaltou Bernardo.

Encerrado o calendário de agosto, o Rio de Janeiro terá outros três eventos-testes em setembro:

» Vôlei de praia
Data:
1º a 6 de setembro
Local: Copacabana

» Canoagem velocidade
Data:
4 a 6 de setembro
Local: Estádio da Lagoa

» Tiro com arco
Data:
15 a 22 de setembro
Local: Sambódromo

Do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Magalhães - brasil2016.gov.br, com informações do Rio 2016