Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mais dois trens da Linha 4 entram em operação no Rio

Geral

09/10/2015 15h40

Mobilidade urbana

Mais dois trens da Linha 4 entram em operação no Rio

As composições possuem seis carros, com capacidade para 1.800 pessoas. A nova linha será um dos meios de transporte para o principal centro de competições dos Jogos Olímpicos 2016

2599483.jpg
Foto: Henrique Freire/Governo do RJ
O nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4 do Metrô entram em operação neste fim de semana, sábado (10.10) e domingo (11.10). Montadas na China, as composições têm seis carros, capacidade para 1,8 mil pessoas, ar-condicionado, passagem interna, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno.

Cinco novas composições ainda seguem em fase de testes e deverão circular até o fim do ano. O projeto é o mesmo das 19 composições que operam no MetrôRio desde 2012.

Agora, durante o horário de maior movimento no sistema, quando o MetrôRio opera com a frota completa de trens, os passageiros das Linhas 1 e 2 contam com os trens mais modernos na grade operacional.

Em paralelo, o MetrôRio segue com o projeto de revitalização dos primeiros trens do metrô. Três composições – que já passaram por revisão nos sistemas elétricos, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura – já estão operando no sistema. A quarta composição revitalizada entrará em funcionamento também este fim de semana. O projeto, orçado em R$ 6 milhões, tem o objetivo de melhorar a performance dos trens antigos e aumentar o conforto dos passageiros.

Linha 4

A Linha 4 do metrô é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro que integra o Plano de Políticas Públicas/Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela será essencial para o acesso ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca e às demais  instalações da região, como o Riocentro.

A estimativa é de que 300 mil usuários usem a linha 4 diariamente depois dos Jogos Olímpicos. Durante o período de disputas, haverá uma operação especial para melhor atender os horários de competição, de acordo com o secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio.

A linha 4 do metrô ligará a Barra da Tijuca à zona sul do Rio de Janeiro e terá seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. Quando a operação comercial da nova linha estiver ocorrendo nos mesmos horários das demais linhas do metrô, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em apenas 34 minutos. A  integração entre as linhas 1 e 4 do metrô está prevista para dezembro de 2016.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro