Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mais de 250 atletas competem neste fim de semana no Brasileiro de natação paralímpica

Natacao paralímpica

16/10/2018 13h13

Natação Paralímpica

Mais de 250 atletas competem neste fim de semana no Brasileiro de natação paralímpica

Evento tem início na sexta-feira e se estende até domingo, 21.10, com premiações em dinheiro para os melhores atletas, clubes e técnicos

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir desta sexta-feira, 19.10, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. A competição segue até domingo, 21.10, e encerra o calendário anual da modalidade, que já contou com quatro etapas regionais e duas nacionais do Circuito Loterias Caixa. Duzentos e cinquenta e nove atletas estão inscritos e representarão 72 clubes.

O multimedalhista Daniel Dias vai disputar três provas no Brasileiro. Foto: Miriam Jeske/ rededoesporte.gov.br

A grande novidade ficará por conta das premiações. Os melhores atletas, clubes e técnicos receberão valores em dinheiro. O total de premiações distribuído será de cerca de R$ 65 mil. A intenção do Comitê Paralímpico Brasileiro é estimular a competição entre os clubes que compõem o cenário da natação paralímpica nacional.

"O mais importante deste Brasileiro será a valorização aos clubes. Como estamos no fim da temporada é um momento em que os atletas conseguem nadar mais provas, com a intenção de pontuar mais, e por isso teremos uma competição acirrada pelas premiações", disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Principal nome da natação paralímpica brasileira, Daniel Dias está inscrito em três provas. O atleta paulista deve competir nos 50m e 100m livre e nos 50m costas. Ele representará o Instituto Daniel Dias. Outros medalhistas paralímpicos, como a cearense Edênia Garcia, a mineira Patrícia Pereira, o catarinense Talisson Glock e o goiano Ítalo Pereira também estão inscritos.

Organizado pelo CPB, a primeira edição do Brasileiro contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.

Serviço
Data: 19 (10h e 17h), 20 (10h e 17h) e 21 (10h) de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro