Você está aqui: Página Inicial / Notícias / "Maior torcedor boliviano do mundo" prestigia a abertura da Copa América

Futebol

14/06/2019 18h08

Copa América 2019

"Maior torcedor boliviano do mundo" prestigia a abertura da Copa América

Na estrada há 26 anos, "El Chasqui" diz já ter percorrido 190 mil quilômetros por sua seleção e está em São Paulo para o duelo entre Brasil x Bolívia, na noite desta sexta

Se a paixão por um time de futebol pudesse ser medida em metros, poucos torcedores no mundo poderiam se dizer tão fanáticos quanto o boliviano Daniel Aliaga Forgues. Autoproclamado "maior fã da seleção boliviana no mundo", Daniel calcula que já percorreu mais de 190 mil quilômetros acompanhando os jogos de "La Tricolor", como sua equipe nacional é conhecida. De rosto pintado, roupa chamativa e entoando regularmente o grito de guerra "Bolívia, potência", o advogado se destacava mesmo entre os mais caricatos fãs de futebol que transitavam nos arredores do Estádio do Morumbi, em São Paulo, palco da partida de abertura da Copa América entre Brasil e Bolívia, na tarde desta sexta-feira (14.06).

Daniel Aliaga Forgues diz acompanhar 'in loco' a seleção boliviana desde 1994. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

14062019_boliviano1.jpg
Livro com as memórias do torcedor boliviano. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

"Estou há 26 anos acompanhando a seleção, desde 1993, quando chegamos pela primeira vez a um Mundial por méritos próprios. Sou feliz de segui-la por tantos anos e esta já é a minha sétima Copa América", contou. Segundo Daniel, desde a Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, ele assistiu a todos os jogos da Bolívia nas eliminatórias como mandante e esteve presente em todas as Copas Américas desde 1995 (exceto a Copa América Centenário, disputada também nos EUA em 2016).

Espécie de embaixador da cultura de seu país, Daniel batizou o seu personagem de "El Chasqui Boliviano", em alusão a uma conhecida personalidade local. Segundo ele, o "Chasqui" era um mensageiro dos Incas, que ia de povoado em povoado. Por essa razão, conta, adotou o nome para ser, à sua maneira, o mensageiro da seleção boliviana pelo mundo. Para registrar suas histórias, escreveu um livro de memórias, "Sueña y volarás", lançado em 2016.

Como não poderia deixar de ser, o boliviano está bastante otimista quanto ao desempenho de seu país na partida inaugural. Entusiasmado com a mescla de jogadores experientes, como o atacante Marcelo Moreno e o goleiro Carlos Lampe, com jovens valores, Daniel acredita que sua seleção pode surpreender. "Espero um bom resultado. Em 2011 fizemos uma partida dura com a Argentina, quase que eles perdem em plena estreia. Creio que, como país visitante e de jogadores um pouco desconhecidos, o Brasil vai nos respeitar em campo", apostou. A bola rola para Brasil x Bolívia a partir das 21h30 desta sexta. 

Pedro Ramos, rededoesporte.gov.br