Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maior edição dos Jogos Escolares da Juventude é encerrada em Curitiba

Geral

22/09/2017 15h23

Jogos Escolares

Maior edição dos Jogos Escolares da Juventude é encerrada em Curitiba

Participaram da disputa 4 mil alunos, de 1.400 escolas de todo o Brasil

A maior competição estudantil já realizada no país chegou ao fim na última quinta-feira (21.9). Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a etapa de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude movimentou Curitiba (PR), levando esporte e cidadania para 4 mil atletas/alunos de todos os estados do Brasil. Após as disputas em 13 modalidades (atletismo, handebol, badminton, basquete, ciclismo, futsal, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei), ontem foram realizadas as finais e premiações dos torneios coletivos. 

Os números alcançados na capital paranaense bateram todos os recordes em 13 anos de realização dos Jogos Escolares. No total, 3.983 alunos-atletas de 1.401 escolas de todo o Brasil (515 escolas estaduais, 334 municipais e 552 escolas privadas) participaram do evento. Ao todo, 475 cidades brasileiras tiveram representantes em Curitiba, o que corresponde a cerca de 10% dos municípios brasileiros.

"Esta é a maior edição dos Jogos desde quando iniciamos o projeto, em 2005, superando todos os números de inscritos com a participação de todo o país. Isso significa que estamos alcançando mais cidades e escolas do país. Outro ponto importante é que mais da metade das escolas participantes vieram da rede pública, escolas municipais, estaduais ou federais", disse Edgar Hubner, gerente de Juventude do COB e diretor geral do evento. "Além disso, notamos claramente da evolução das equipes nesta edição. Todos os estados estão se preparando melhor para o evento, aumentando o nível do esporte de base do país a cada ano", completou Edgar.

Jogos_Escolares3x2.jpg
Fotos: COB

Os Jogos Escolares da Juventude revelam, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Até uma medalhista em Jogos Paralímpicos – Bruna Alexandre, também do tênis de mesa – já passou pelos Jogos Escolares da Juventude.

"Essa já é uma tradição dos Jogos Escolares. Por aqui tem já passaram medalhistas olímpicos e pan-americanos como Sarah Menezes, bicampeã dos Jogos Escolares. Tivemos a satisfação de identificar um crescimento considerável na participação dos atletas que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude. Em Nanquim 2014, 72% dos atletas que participaram da competição passaram pelos Jogos Escolares. No mundial de judô sub-18 desse ano, por exemplo, todos os participantes competiram nos Escolares", lembrou Hubner.

A fábrica de talentos segue aberta. Em Curitiba foram batidos 16 recordes de campeonato, incluindo um recorde nacional. No total, foram 12 recordes na natação e quatro no atletismo. Destaque para a nadadora Fernanda Celidônio, do Colégio La Salle, de Brasília, que marcou o seu nome na história do evento com três novas marcas. No atletismo foram batidos quatro novos recordes de campeonato, um deles que já durava 12 anos. A paulista Taimara Pereira de Melo, da Escola Estadual Professora Graziela Malheiro, de São Joaquim da Barra (SP), venceu os 250m rasos feminino com o tempo de 32s87. A marca anterior era de Bianca Santos, com 33s05, obtida nos Jogos Escolares de Brasília 2005.

Além da disputa por medalhas e recordes, o Programa Educativo e Cultural ofereceu ações para os atletas e para alunos das escolas da cidade-sede. Os objetivos do programa são: promover a integração entre os atletas participantes, envolver os alunos das escolas da cidade-sede no evento e promover os Valores Olímpicos: amizade, excelência e respeito.

"O principal objetivo dos Jogos desde o início é criar oportunidades para essas crianças de conhecerem novas cidades e culturas, contribuindo para a inserção social e o fortalecimento da cidadania de todos eles", explicou Edgar Hubner.

No Centro de Convivência montado no ginásio do Tarumã, os jovens contaram com uma programação recreativa especial. Antes e depois das refeições, interagiram num espaço criado só para eles. O espaço contou com: lan house, biblioteca, exposição de medalhas, troféus, Tocha Olímpica e uniforme do Time Brasil, uma atração interativa denominada "Formando campeões", clínica de dança, um painel interativo de LED, estandes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), com ações sobre o jogo limpo, da ONU Mulheres e um espaço com mesas de totó e uma mesa de tênis de mesa.

A programação incluiu também duas clínicas esportivas, de modalidades fora do programa dos Jogos Escolares da Juventude: o basquete 3 x 3 e a esgrima, sempre com o apoio de profissionais e ex-atletas indicados pelas próprias confederações olímpicas brasileiras.

O evento reuniu 11 ídolos do esporte nacional, os Embaixadores dos Jogos. Além da presença nas competições, eles entraram em contato com a garotada, passando dicas e conselhos para a vida, dentro e fora do esporte. Entre os embaixadores para a etapa de Curitiba, quase todos tiveram passagens pelos Jogos Olímpicos ou Pan-Americanos. Destaque para Emanuel Rego, maior jogador de vôlei de praia da história; Sheilla Castro, bicampeã olímpica de vôlei; o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e presidente da atual Comissão de Atletas do COB; Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara; Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade. Também foram embaixadores na capital paranaense: Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete) e Silvia Helena Pereira (handebol).

"Disputei os Jogos Escolares de 2005 a 2008, competições muito importantes na minha carreira. Foram experiências incríveis que ajudaram muito a me tornar uma atleta de alto rendimento. Esse contato com a garotada, olhar nos olhos deles e ver a paixão que eles têm pelo esporte é muito bom", disse Etiene Medeiros, que representou os colégios CPI e Boa Viagem, de Recife, nos Jogos Escolares.

"Eu também comecei na escola, mas na minha época era bem diferente do que é hoje. As disputas eram entre seleções estaduais e não equipes e representantes de cada escola. Isso fez com que a competição crescesse e se tornasse esse evento grandioso que é hoje", disse Emanuel Rego, três vezes medalhista olímpico de vôlei de praia (ouro em Atenas 2004, prata em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008).

Entre os dias 16 e 25 de novembro, será a vez de Brasília (DF) receber a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos. 

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)