Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luta olímpica nacional busca últimas vagas para os Jogos

Lutas

05/05/2016 15h16

Rio 2016

Luta olímpica nacional busca últimas vagas para os Jogos

Doze atletas brasileiros disputam, a partir desta sexta-feira (06.05), em Istambul, o Pré-Olímpico Mundial da Turquia

Doze atletas da luta olímpica brasileira disputam, a partir desta sexta-feira (06.05), em Istambul, o Pré-Olímpico Mundial da Turquia, última chance de garantir presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para classificar o país, os lutadores devem terminar entre os dois primeiros colocados em sua categoria de peso.

Davi Albino, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, esteve perto de garantir a vaga para os Jogos de Londres e espera subir uma posição para garantir presença na maior competição esportiva do planeta. O atleta faz parte do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.

“Esta seletiva é tão ou ainda mais difícil que os próprios Jogos Olímpicos. Todos os países que ainda não conquistaram vaga vão lutar. Na segunda seletiva mundial para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, acabei em terceiro lugar e ficando de fora por uma posição. Treinamos bastante e contamos com a torcida brasileira para ir em busca desta classificação”, afirmou Davi, da categoria até 98kg do estilo greco-romano. 

Outros três atletas representam o país no estilo greco-romano: Diego Romanelli, até 59kg; Ângelo Moreira, até 75kg; e Ronisson Brandão, até 85kg. No sábado, será a vez das atletas do estilo livre feminino Susana Santos, até 48kg, e Giullia Penalber, até 53kg. Já no estilo livre masculino, a equipe terá seis representantes: Filipe Esteves, até 57kg; Lincoln Messias, até 65kg; Pedro Rocha, até 74kg; Adrian Jaoude, até 86kg; Paulo Victor Santos, até 97kg; e Antoine Jaoude, até 125kg.

O Brasil já tem cinco vagas garantidas para os Jogos do Rio. No estilo livre feminino, estão classificadas Joice Silva, até 58kg, Lais Nunes, até 63kg, Gilda Oliveira, até 69kg, e Aline Silva, até 75kg. A quinta vaga foi conquistada na categoria até 130kg do estilo greco-romano, mas ainda não há definição de qual atleta representará o país.

Davi Albino briga por vaga na categoria até 98kg do estilo greco-romano. Foto: CWB/Divulgação

Fonte: Confederação Brasileira de Lutas Associadas