Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luis Carlos Cardoso conquista título Mundial de Paracanoagem na República Tcheca

Canoagem

23/08/2017 16h41

Canoagem

Luis Carlos Cardoso conquista título Mundial de Paracanoagem na República Tcheca

Brasileiro garantiu medalha de ouro na abertura do evento. Competição segue até domingo (27.08) na cidade de Racice

O piauiense Luis Carlos Cardoso faturou o primeiro título do Brasil no Mundial de Paracanoagem, que teve início nesta quarta-feira (23.08), em Racice, na República Tcheca. Ele venceu a prova VL1 200m masculino - a mesma que já havia vencido nas últimas três edições. A competição é a primeira da modalidade no ciclo que culminará nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, no Japão. O atleta recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte.

article.jpg
Foto: Divulgação/CPB

Luis concluiu o percurso com 55s356 – três segundos mais veloz do que o segundo colocado, o húngaro Róbert Suba, que registrou 58s617. Completou o pódio o russo Pavel Gromov, que cravou 59s689. A prova VL1 200m não integra o programa dos Jogos Paralímpicos. O brasileiro disputará ainda a KL1, que faz parte do calendário dos Jogos.

O brasileiro começou na canoagem paralímpico pouco depois de perder os movimentos das pernas, em 2009. Ele integrava o grupo de dançarinos do cantor Frank Aguiar. Uma infecção na medula fez Luis Carlos encerrar a carreira na dança. 

Na última edição do Mundial, em Duisburgo, na Alemanha, o Brasil conquistou quatro medalhas. Além do bronze de Luis Carlos Cardoso na KL1, e do ouro na VL1, o país ainda foi ao pódio com Aline Lopes, ouro no VL3 feminino, e Debora Benevides, prata no VL2 feminino.

Neste ano, além de Luis Carlos Cardoso (KL1), a delegação conta com Caio Ribeiro, medalhista de bronze nos Jogos do Rio 2016. O carioca de 31 anos tentará novamente subir ao pódio na KL3 - a mesma de Mari Christina Santilli. Adriana Gomes será a canoísta do país na KL1. Por fim, Débora Benevides e Igor Alex Tofalini são os dois brasileiros na KL2.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro