Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caio Ribeiro leva a prata e Luis Carlos Cardoso fica com o bronze no Mundial de Paracanoagem

Canoagem velocidade

25/08/2017 17h10

República Tcheca

Caio Ribeiro leva a prata e Luis Carlos Cardoso fica com o bronze no Mundial de Paracanoagem

Na canoagem velocidade, saldo do dia foi de quatro semifinais e uma final B

A manhã do terceiro dia do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem foi repleta de brasileiros nas águas da Lade Aréna, em Racice, na República Tcheca. Cinco atletas do Brasil disputaram provas classificatórias e todos conseguiram vagas para as semifinais. No período da tarde foi a vez dos atletas da paracanoagem brigarem pelo pódio em três finais A, duas no caiaque e uma na canoa.

Na primeira prova com participação brasileira do dia, a dupla formada por Erlon Souza e Isaquias Queiroz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, disputou a classificatória do C2 Masculino 1000m. Eles terminaram na 5ª colocação e se classificaram para a semifinal da prova, que será disputada na tarde de sábado (26). "Acabamos não remando muito bem, não encaixamos o barco. Se a gente remasse como fizemos nos treinos em Lagoa Santa, teríamos passado em primeiro lugar. Na largada o barco parecia um pouco pesado, mas tenho certeza de que na semi e na final vamos remar melhor. A cada prova que disputamos, nós vamos ganhando mais ritmo de competição", comenta Isaquias.

O segundo brasileiro a competir nesta quinta foi Edson Silva, pelo K1 Masculino 200m. Ele correu em uma bateria difícil, ao lado do vice-campeão olímpico e mundial, o francês Maxime Beaumont, mas remou bem e garantiu a vaga na semifinal ao terminar a prova em 4º lugar, com o tempo de 35.921, apenas 0.678 segundo atrás do primeiro colocado. Devido ao grande número de competidores, as classificatórias desta prova não garantiam vagas direto na final A.

Mundial_canoagemvelocidade3x2.jpg
Erlon Souza e Maico Santos, na prova do C2 Masculino 200m. Foto: CBCa/Divulgação

Na sequência a baiana Valdenice Nascimento fez a sua estreia na competição. Ela participou da classificatória do C1 Feminino 200m e terminou a prova na 5ª posição, com o tempo de 52.364 segundos. Ela compete na semifinal da prova neste sábado.

Erlon Souza retornou à pista, desta vez ao lado de Maico Santos, para disputar a prova do C2 Masculino 200m. Eles terminaram a prova na 4ª posição e não garantiram uma vaga na final por apenas 0.217 segundo, mas disputam a semifinal amanhã à tarde.

O último brasileiro a competir no período da manhã foi Vagner Souta. Ele já havia conseguido a classificação para a final B do K1 Masculino 1000m ontem (24), e hoje ele voltou às águas para tentar permanecer na disputa do K1 Masculino 500m. Com uma prova sólida, o brasileiro passou a primeira parcial na 4ª posição, mas se recuperou na segunda metade da prova e ficou com o 3º lugar, garantindo a classificação para a próxima fase. Na semifinal, ele disputou a mesma bateria do atual campeão mundial da prova, o dinamarquês René Holten Poulsen, e terminou a prova na 6ª colocação, resultado que o classifica para a final B da prova, a sua segunda da competição.

Pódios na Paracanoagem

Mundial_paracanoagem3x2.jpg
Foto: CBCa/Divulgação

No período da tarde foram disputadas três finais A da Paracanoagem, e em todas elas um brasileiro estava brigando pelo pódio. Luiz Carlos Cardoso disputou a sua segunda final A da competição e garantiu, pela segunda vez, uma posição entre os três primeiros colocados. O atleta já tinha conquistado o lugar mais alto do pódio no VL1 Masculino ontem, e hoje se alinhou na largada para garantir mais uma conquista, dessa vez no KL1 Masculino, em uma prova cheia de emoções.

Luis conseguiu o bronze depois de disputar as primeiras posições metro a metro. O terceiro lugar veio com uma diferença de menos de 1 segundo entre o primeiro colocado, o italiano Esteban Gabriel Farias, e o brasileiro. "O nível das provas está muito forte, a posição dos primeiros colocados está sendo definida nos centésimos. Eu estou muito feliz com o resultado, mas agora é trabalhar nas mudanças que podemos fazer para o próximo ano e voltar no Mundial para subir no lugar mais alto do pódio", comenta o atleta.

Debora Benevides também participou de sua segunda final A do Mundial. Nesta sexta-feira, ela disputou a final do KL2 Feminino, mesma prova que a levou para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O pódio não veio, e a atleta terminou em oitavo lugar, mas o resultado ainda a mantém entre as 10 melhores atletas da categoria, que conta com o maior número de competidoras da paracanoagem feminina.

A segunda medalha do dia veio com Caio Ribeiro, no VL3 Masculino, em uma prova muito disputada e que arrancou muitos gritos da torcida. O brasileiro chegou apenas 0.561 segundo atrás do britânico Jonathan Young, que fez a dobradinha com seu compatriota Martin Tweedie, na terceira posição. O brasileiro ainda tem mais uma final A para disputar na competição: a disputa pelo pódio do KL3 Masculino será amanhã às 9h12 (horário de Brasília).

Isaquias Queiroz "papai"

Outro destaque do dia não aconteceu nas águas da República Tcheca. Logo após a prova do baiano vencedor de três medalhas olímpicas nos Jogos Rio 2016, ele recebeu a notícia de que seu filho Sebastian estava nascendo. Isaquias acompanhou o parto por uma chamada de vídeo e mal conseguia disfarçar a sua felicidade. "Eu saí da prova correndo e vim acompanhar o procedimento pelo celular. Até comentei com o Sebastian (Brendel) e ele me disse que agora eu tinha que ser pai e campeão mundial".

O nome do seu filho é uma homenagem ao alemão, que é hoje o seu maior rival na prova do C1 Masculino 1000m, mas também o seu maior ídolo no esporte. A criança já nasce com a responsabilidade de ser filho do maior medalhista brasileiro em uma única edição de Jogos Olímpicos e levar o nome de um bicampeão olímpico.

Provas do sábado

Neste sábado o Brasil inicia o dia disputando três finais: Vagner Souta disputa a final B do K1 Masculino 1000m às 5h32 (horário de Brasília), Andrea Oliveira e Angela da Silva disputam pela medalha na Final A do C2 Feminino 500m (5h35) e Isaquias Queiroz finaliza as provas da manhã brigando pelo título mundial na final A do C1 Masculino 1000m. Às 9h30 de Brasília, Caio Ribeiro briga por medalha no KL3 Masculino.

Depois a Canoagem Velocidade retorna com as disputas das semifinais: Erlon Souza e Isaquias brigam pela vaga na final do C2 Masculino 1000m às 10h27. Às 11h04, Edson Silva compete no K1 Masculino 200m; Valdenice compete na semi do C1 Feminino 200m às 11h29, e o dia termina para os brasileiros com Erlon Souza e Maico Santos na semi do C2 Masculino 200m, às 11h34.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)