Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luana Lira e Tammy Galera ficam em 12º no trampolim 3m sincronizado do Mundial

Saltos ornamentais

17/07/2017 17h45

Saltos ornamentais

Luana Lira e Tammy Galera ficam em 12º no trampolim 3m sincronizado do Mundial

Dupla conquistou pela primeira vez a vaga para o Brasil na final da prova. Na próxima quinta, as atletas disputam individualmente o trampolim de 3 metros

Luana Lira e Tammy Galera conquistaram pela primeira vez uma final para o Brasil no trampolim 3m sincronizado em um Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. Na tarde desta segunda-feira (17.7), na piscina da Duna Arena, em Budapeste (Hungria), as brasileiras terminaram em 12º lugar (247,05). A entrada na final animou as atletas para a prova individual do trampolim de 3 metros, na próxima quinta-feira (20).

"Esse resultado já deu mais segurança para a prova individual. Já vamos entrar mais tranquilas e sabendo que estamos bem", avaliou Tammy. A dupla foi unida há apenas três semanas e já conquistou neste curto tempo uma medalha de bronze na etapa de Bolzano do Grand Prix da Federação Internacional de Natação (FINA) e a final em Budapeste.

be6d32d71e6256c58dbc669a06538ac3.jpg
Foto: Simone Castrovillare/SSPress/CBDA

Apesar do pouco treino, as saltadoras avaliam como boa a estreia como finalistas na competição. "Valeu muito a experiência e foi incrível. Infelizmente a falta de treino pesou na final. Os saltos em geral foram bons, mas pecamos na sincronização. Pela manhã conseguimos manter mais o sincronismo. A gente tenta adaptar a saída uma da outra, mas ainda não conseguimos ter fluência, por exemplo, na saída. Não conseguimos pular para a ponta sem ter que olhar uma pra outra. Temos que pular para a ponta com mais calma, estender mais o braço, alongar mais... a falta de tempo para acertar esses detalhes pesou agora", explicou Tammy.

Tanto Tammy quanto Luana estão no segundo Mundial grande da FINA. Ambas disputaram em Kazan, mas estão começando agora como dupla sincronizada. Luana treina em Brasília e Tammy, no Rio de Janeiro. "Agora no final foi que diferenciamos no sincronismo, mas foi muito bom ter entrado na final. A gente tenta pensar no salto, mas o que faltou foi treino mesmo. Procuro acreditar naquilo que eu tenho", disse Luana.

Tammy vê como principal entrave para o progresso da dupla o fato de treinarem em cidades diferentes, mas que a partir de agora tentarão se juntar mais vezes no ano. "Se conseguimos esse resultado sem treino, treinando mais vai dar para ir mais longe ainda", disse.

17º Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste - Saltos Ornamentais – Resultados

Trampolim 3m
12º Luana Lira e Tammy Galera — 247,05
Trampolim de 1m
32º Luana Lira - 215,60
33º Tammy Galera - 214,40
33º Ian Matos - 303,30

Programação de Saltos

Terça-feira (18)
Plataforma Fem – Eliminatórias – Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira
Plataforma Fem – Semifinal
Prova de Equipe: 3m e Plataforma – Mista

Quarta-feira (19)
Trampolim 3m Masc – Eliminatórias – Ian Matos
Trampolim 3m Masc – Semifinal
Plataforma Fem – Final

Quinta-feira (20)
Trampolim 3m Fem – Eliminatórias – Luana Lira e Tammy Galera
Trampolim 3m Fem – Semifinal
Trampolim 3m Masc - Final
Trampolim 3m Fem - Final

Sexta-feira (21)
Plataforma Masc – Eliminatórias – Isaac Souza Filho
Plataforma Masc – Semifinal

Sábado (22)
Trampolim 3m Sincronizado Misto – Final direta – Ian Matos e Tammy Galera
Plataforma Masc - Final

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)