Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Logo após tomar posse, Comissão Nacional de Atletas promove primeira reunião

30/04/2015 10h01

Logo após tomar posse, Comissão Nacional de Atletas promove primeira reunião

Grupo se reuniu no Ministério do Esporte e o presidente Lars Grael ressaltou a importância do encontro

Logo após tomar posse como novo presidente da Comissão Nacional de Atletas e conforme prometeu em seu discurso, o velejador Lars Grael e parte dos membros da entidade liderada por ele se encontraram no Ministério do Esporte para traçar as primeiras diretrizes do novo grupo. Foi a primeira reunião da Comissão Nacional de Atletas em nove anos, após a CNA ter sido reativada oficialmente no fim da manhã de quarta-feira (29.04) pelo ministro do Esporte, George Hilton.

Ivo Lima/ME
Ivo Lima/ME#Primeira reunião da Comissão Nacional de Atletas após o grupo ser reativado
Primeira reunião da Comissão Nacional de Atletas após o grupo ser reativado

 Em uma sala do próprio ministério do Esporte, o grupo debateu inúmeros temas por mais de duas horas. Foram discutidos assuntos como a preocupação com a transição do fim da carreira do atleta para a aposentadoria, o apoio a ex-atletas em dificuldade financeira, como se interar sobre o Sistema Nacional do Esporte e os representantes também falaram sobre a Lei do Incentivo ao Esporte.

» Ministro George Hilton empossa Comissão Nacional de Atletas

» Entrevista: À frente da CNA, Lars Grael espera defender os interesses dos atletas brasileiros

 Na reunião, ficou decidido que a ex-jogadora de basquete Hortência será a vice-presidente e o secretário será o atleta paraolímpico de atletismo Anderson Lopes. “Não poderíamos perder a oportunidade de ter a presença de mais de vinte representantes da Comissão e não aproveitar essa energia para começarmos os debates. A reunião foi muito frutífera, uma vez que já debatemos uma série de idéias e traçamos uma linha de ação e de pensamento do grupo. A CNA só pode existir se houver uma ideologia em defesa do esporte e do atleta brasileiro. O assunto é bastante amplo e começamos a ver quais serão os próximos passos”, destacou Lars Grael.

Tecnologia 

Com a necessidade de fazer o máximo de reuniões internas possíveis, a CNA conta com a ajuda das inovações tecnológicas. “Nossos principais encontros serão por Internet, pelo grupo de Whatsapp. Temos muitos atletas, aposentados ou não, estão com suas vidas corridas. Atletas ainda praticantes vivem em competições pelo mundo todo. E a CNA é uma ação voluntária, não-remunerada. Então, bastam reuniões presenciais quando formos deliberar cada tema após ele ser amplamente discutido”, ressaltou Grael.

Preocupação com o futuro

Hortência falou muito sobre os cuidados que devem ser tomados com atletas na fase de transição entre o fim de carreira e a aposentadoria. “Essa preocupação com essa transição deve servir para todos os esportes. É uma coisa muito séria. O atleta não tem tempo de estudar, de fazer uma faculdade, de ter um diploma. Então, ele não pode, depois que parar, dar uma aula de educação física porque ele não conseguiu estudar. Essa é uma preocupação constante de todos os atletas e também do Comitê Olímpico do Brasil”, alertou.

Sobre a importância primeira reunião da Comissão, Hortência elogiou a iniciativa. “Foi tudo excelente. Já estamos vendo o rumo que essa comissão vai tomar”.

 Petronilo Oliveira – Ascom – Ministério do Esporte