Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Livre das dores no joelho, Michel Macedo estreia em PyeongChang no Slalom Gigante

Atletismo

17/02/2018 11h08

Coreia do Sul

Livre das dores no joelho, Michel Macedo estreia em PyeongChang no Slalom Gigante

Esquiador brasileiro se diz animado para o primeiro evento olímpico de esqui alpino do qual participará

 

Dores no joelho esquerdo impediram o esquiador brasileiro Michel Macedo de participar das duas primeiras das quatro provas nas quais estava inscrito nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Ele havia sofrido uma queda nos treinos de reconhecimento das pistas de esqui alpino antes do início dos eventos, já na Coreia do Sul. Mas, às 23h15 deste sábado (18.02), Michel finalmente vai estrear na Coreia do Sul, na prova do Slalom Gigante no Yongpyong Alpine Centre.

michelmacedo_abelardomendesjr_16fev2018520.jpg
Aos 19 anos, Michel é o mais jovem atleta inscrito nas provas de esqui alpino. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

"Estou bem animado para o Slalom Gigante. Fiz um esqui livre na pista e o joelho estava bem melhor do que ontem", disse Michel, explicando as condições da pista. "A neve na pista de de Yongpyong está bem dura e com algumas pequenas elevações. As provas que já foram realizadas acabaram prejudicando um pouco o trajeto", afirma o esquiador.

"Melhorei, comecei a treinar, fiz fisioterapia. Achei que dava para fazer o Super G, mas era uma prova de velocidade e exigia muito. No dia do Super G, a neve na pista estava muito dura e, por conta da dor no joelho, achamos melhor não tentar, pois uma lesão a uma velocidade tão alta pode prejudicar a carreira inteira", explica o esquiador. Ele também competirá no Slalom Especial, que será disputado no dia 21 (de Brasília).

Todos os integrantes da delegação brasileira em PyeongChang são apoiados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Além dos dez atletas que estão na Coreia do Sul - nove competidores e um reserva no bobsled -, outros 62 que competem em modalidades de gelo e neve também são apoiados pelo programa.

Neve e surfe em águas geladas

Michel também é fã de outro esporte radical: o surfe. Se a neve não o assusta, tampouco o faz a água gelada do Oceano Pacífico nas praias da costa norte de Oregon (Estados Unidos), onde mora desde os três anos de idade. "Aprendi a surfar com meu pai. Ele adorava surfar no litoral de São Paulo e no Ceará, onde nasci. Sempre vamos para as praias de Ubatuba quando estamos no Brasil. Hoje ele gosta mais de surfar em local mais quente, mas eu encaro a água fria mesmo", brinca Michel. Para entrar no mar com águas com temperaturas por volta dos 6 graus Celcius, só mesmo com uma roupa de borracha apropriada. "O macacão tem 5mm de espessura e isola o frio. E até ajuda muito a flutuar e facilita na hora de remar", acrescenta.

"Eu não me adaptei a essa roupa de borracha, não. Prefiro as praias do Brasil ou ir à Costa Rica, quando podemos. Lá nos Estados Unidos, tem vezes que o Michel sai para surfar enquanto está nevando. Sempre falo: 'você não acha isso um pouco demais, não?' E aí ele me diz: 'pai, a neve não faz diferença, não vai mudar a temperatura da água'. Aí, não tem papo: vai mesmo e encara as ondas", comenta Alfredo Macedo, pai de Michel. "Só peço para ele ir com a roupa apropriada e colocar bota e luva. Ele adora", acrescenta Marie Macedo, mãe do esquiador. Os dois estão na Coreia do Sul para acompanhar de perto a estreia olímpica do filho, que, aos 19 anos, é o mais jovem atleta da delegação brasileira em PyeongChang.

michelmacedo_abelardomendesjr_pais1130.jpg
Alfredo e Marie vieram dos Estados Unidos para acompanhar de perto a primeira Olimpíada do filho. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

» Entenda as provas de Esqui Alpino

Downhill
Cada atleta desce uma única vez, sozinho, a pista que tem inclinação entre 15 e 30 graus. A característica principal da prova é a alta velocidade, que pode atingir até 140 km/h. Quem descer no menor tempo fica com a medalha de ouro. Os esquis normalmente tem 2,5m de comprimento.

Super G
A inclinação é mais acentuada e as distâncias entre as portas são de pelo menos 25 metros, mas chegam a 60 mestros, exigindo do atleta uma combinação técnica e velocidade para fazer as curvas mais longas. A prova é decidida pelo tempo de uma única descida.

Slalom
É considerada uma prova técnica. Os esquiadores descem em ziguezague e precisam de muita técnica para passar entre as portas do percurso - são de 55 a 75 delas no masculino e 45 a 60 no feminino. A distância entre as portas variam de 75 centímetros a 13 metros. Cada atleta desce duas vezes, com tempos somados. A inclinação da pista é bem mais suave que no Downhill. O esqui de slalom tem cerca de 1,65m

Slalom Gigante
A diferença para o Slalom é o percurso mais longo e as portas mais espaçadas, com 25 a 30 metros de distância entre elas.

Combinado
O evento inclui um downhill e uma descida de slalom no mesmo dia. As duas tentativas são somadas e a medalha de ouro vai para quem tiver o menor combinado.

 

 

Galeria de fotos dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 (imagens disponível para uso editorial gratuito)

 

PyeongChang 2018 - Jogos Olímpicos de Inverno

 

De PyeongChang (Coreia do Sul), Abelardo Mendes Jr - rededoesporte.gov.br