Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Judô inicia período de concentração final para os Jogos Rio 2016

Atletismo

25/07/2016 10h16

Judô

Judô inicia período de concentração final para os Jogos Rio 2016

Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Rafael Silva foram os primeiros a chegar a Mangaratiba

07252016_baby.jpg
Rafael Silva durante o treinamento em Mangaratiba. Baby será o representante brasileiro na categoria + 100kg. Foto: Lara Monsores/CBJ

A concentração do judô brasileiro na Base de Treinamento de Mangaratiba foi aberta oficialmente neste domingo, 24, com a chegada de Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Rafael Silva (Baby) e de toda a comissão técnica que atuará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O restante da delegação chegará ao longo da semana de forma escalonada. A partir de 28 de julho, os 14 judocas estarão reunidos no hotel/concentração numa operação que contará com 117 pessoas no total, entre atletas e oficiais técnicos.

Em Mangaratiba, a seleção tem uma estrutura completa, com academia para treinamento físico, equipamento para levantamento de peso, dojô com três áreas de competição e sistema de amortecimento para quedas, sala de jogos para momentos de descontração, além de todo o suporte da equipe multidisciplinar da CBJ, com fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogas, preparadores físicos e estrategistas.

07252016_kitadai.jpg
Medalhista de bronze em Londres (2012), Felipe Kitadai luta já no primeiro dia do judô nos Jogos. Foto: Lara Monsores/CBJ

"Fiquei surpreso positivamente. Havia algumas coisas que eu tinha pedido e eles conseguiram atender em tudo. A sala de musculação tem todos os aparelhos que a gente usa no dia a dia. É, praticamente, minha casa montada em Mangaratiba", descreveu Baby, após treinar ao lado de Kitadai.

07252016_sarah.jpg
Sarah Menezes na academia. Atleta defende no Rio o título olímpico conquistado em Londres (2012). Foto: Lara Monsores/CBJ

"É uma estrutura totalmente voltada para o judô. Isso faz uma diferença enorme. Enquanto todo mundo está num ambiente compartilhado, temos um lugar específico para a gente num momento em que os treinos estão cada vez mais intensos", comentou o medalhista de bronze em Londres 2012, que lutará no dia 6, ao lado de Sarah Menezes. A campeã olímpica, por sua vez, fez atividade física na academia em seu primeiro dia na concentração.

Os três vieram para a aclimatação acompanhados de seus parceiros de treino. Cada atleta olímpico tem quatro judocas de apoio para treinar e, em alguns casos, um deles irá para a Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, no dia da competição para ajudar no aquecimento de quem competirá.

O local e a operação foram montadas pelo Comitê Olímpico do Brasil em parceria com a CBJ e testados em 2015, quando a equipe que lutou os Jogos Pan-Americanos de Toronto se concentrou no mesmo lugar.

» Sarah Menezes: da frustração na China ao ouro na Inglaterra

Assim como em 2012, a seleção de judô ficará fora da Vila Olímpica durante a aclimatação. Cada atleta só entrará na Vila Olímpica dois dias antes de competir.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô