Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jonas Licurgo conquista a prata no dardo no Mundial de Atletismo

Atletismo paralímpico

15/07/2017 16h30

Atletismo Paralímpico

Jonas Licurgo conquista a prata no dardo no Mundial de Atletismo

Atleta carioca supera início ruim e obtém marca para ir ao pódio em seu penúltimo lançamento, no Estádio Olímpico de Londres

Jonas conquistou a medalha com um lançamento de 29,05m. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Jonas Licurgo deu ao Brasil a segunda medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres, na Grã-Bretanha. Neste sábado, 15.07, o carioca de 47 anos conseguiu a prata no lançamento de dardo classe F55, após início difícil de prova. As disputas são realizadas no Estádio Olímpico, que recebeu os Jogos de 2012.

A medalha veio com 29,05m – obtida no penúltimo lançamento. Anteriormente, Jonas havia queimado três de quatro tentativas. O ouro ficou com o sérvio Milos Zaric, que registrou 30,83m. Yaser Elsayed, do Egito, fechou o pódio, com 28,63m.

"Não tinha o que fazer. A prova estava perdida pelo fato de eu estar com uma cadeira cuja barra de apoio se movimentava muito, então eu dificilmente teria chance de lançar bem. Mas consegui ainda validar uma marca que me deu a oportunidade de ir para a segunda fase. Foi aí que um atleta de outro país me emprestou a cadeira dele. Eu tive uma segunda chance, e aí fiz a marca que me deu a medalha", disse o atleta, emocionado, após a prova. Momentos depois da disputa, Jonas soube que quem o ajudou foi o grego Charalampos Varytimidis, que ficou com a nona colocação.

Brasileiro celebra a prata conquistada no Mundial de Londres. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

 Jonas ficou paraplégico em 2000, ao levar um tiro enquanto exercia sua função como policial militar. Dois anos mais tarde, começou a praticar esportes por lazer. Passou por basquete, natação e pelo handebol. Em 2010, experimentou o atletismo e, um ano depois, já estava competindo.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro