Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Rio 2016: prefeitura anuncia resultado da licitação da Região Norte do Complexo Esportivo de Deodoro

03/06/2014 17h34

Jogos Rio 2016: prefeitura anuncia resultado da licitação da Região Norte do Complexo Esportivo de Deodoro

O vencedor foi o consórcio Complexo Deodoro, formado pelas construtoras Queiroz Galvão S/A e OAS S/A

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (03.06) o resultado da licitação para a construção e reforma das instalações da Região Norte do Complexo Esportivo de Deodoro. O vencedor foi o Consórcio Complexo Deodoro, formado pelas construtoras Queiroz Galvão S/A e OAS S/A, único participante, com proposta no valor de R$ 643.707.225,70. Nos próximos dias será divulgado o resultado da licitação da Região Sul.

Além das obras de construção e reforma, o contrato prevê 10 meses de operação e, após os Jogos do Rio 2016, seis meses para desmontagem das estruturas temporárias e adequações das instalações existentes. A licitação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) e da RioUrbe. Os recursos para a realização dos projetos do Complexo Esportivo de Deodoro serão aportados pelo Ministério do Esporte.

fotos divulgação Ministério do Esporte
fotos divulgação Ministério do Esporte#Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Complexo Esportivo de Deodoro é atualmente formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Centro Nacional de Hipismo, o Centro de Pentatlo Moderno, o Centro de Hóquei sobre Grama e o Ginásio de Judô
Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Complexo Esportivo de Deodoro é atualmente formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Centro Nacional de Hipismo, o Centro de Pentatlo Moderno, o Centro de Hóquei sobre Grama e o Ginásio de Judô

As obras das instalações estão programadas para começar no segundo semestre de 2014 e serão concluídas no primeiro semestre de 2016. O Complexo Esportivo de Deodoro receberá 11 modalidades olímpicas e quatro paraolímpicas durante os Jogos de 2016. O local foi dividido em duas grandes áreas delimitadas pela linha férrea. A região Norte inclui o circuito de canoagem slalom, a pista de mountain bike, a pista de BMX, o Centro Nacional de Tiro Esportivo, a Arena de Rúgbi e Combinado do Pentatlo Moderno, a Arena Deodoro (esgrima do pentatlo moderno e preliminares do basquete feminino), o Centro de Hóquei sobre Grama e a piscina do pentatlo moderno. A região Sul contempla o Centro Nacional de Hipismo, onde acontecem as competições de cross country, salto e adestramento, e onde também serão construídas a nova clínica veterinária e a Vila dos Tratadores de cavalos.

Em março, a Prefeitura já havia concluído a licitação para as melhorias viárias no interior e no entorno do Complexo. O edital prevê melhorias em 11 vias, beneficiando uma área de cerca de 284 mil m². A vencedora foi a MRJE Construtora, com proposta de R$ 49,3 milhões.

Entre as obrigações da empresa estão obras de pavimentação e acessibilidade, construção de cerca de dois quilômetros de ciclovias e reforma dos passeios, que inclui melhorias de calçadas, meios-fios, iluminação, sinalização viária e plantio de árvores. As intervenções viárias vão começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Assim como ocorreu com as demais instalações olímpicas, a preparação do Complexo Esportivo de Deodoro para 2016 está sendo pautada pelos critérios de economicidade, simplicidade e praticidade. A Arena Deodoro, por exemplo, terá 5 mil lugares durante os Jogos, porém apenas 2 mil lugares serão permanentes, o que diminuirá o custo de sua manutenção.

Durante os Jogos de 2016, o Complexo Esportivo de Deodoro receberá 11 modalidades olímpicas (hipismo salto, hipismo adestramento, concurso completo de equitação, BMX, mountain bike, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete) e quatro paraolímpicas (tiro esportivo, hipismo, esgrima e futebol de 7).

Legado do Pan de 2007

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Complexo Esportivo de Deodoro é atualmente formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, o Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira e o Ginásio de Judô Geraldo Bernardes, onde funciona do centro de treinamento da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, parceria com a Vale.

Os três primeiros passarão por adequações e serão integralmente utilizadas nos Jogos Olímpicos. Os campos de hóquei sobre grama existentes serão substituídos por estruturas mais amplas e modernas, conforme requisitos da Federação Internacional da modalidade. Três novas instalações permanentes serão construídas: a Arena Deodoro (para as disputas da esgrima do pentatlo e preliminares do basquete), o Centro Olímpico de BMX e o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom. Serão temporários o Parque de Mountain Bike e a Arena de Rúgbi e Pentatlo Moderno (esta, apenas na parte que vai comportar as disputas de hipismo, corrida e tiro).

 Além das instalações que serão usadas para competição em 2016, no Complexo está sendo construído pela Vale o Centro de Atletismo, com alojamentos e outras áreas de apoio. As especificações do Centro cumprem requisitos para certificação nível 1 da IAAF (Associação das Federações Internacionais de Atletismo).

Depois do Rio 2016, as estruturas de Deodoro, junto com as instalações permanentes do Parque Olímpico da Barra, comporão o Centro Olímpico de Treinamento (COT), a “cabeça” da Rede Nacional de Treinamento que abrigará diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas.

 As instalações existentes em Deodoro registram uso intensivo. Até março de 2014, sediaram 298 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais, competições militares e inúmeras provas juvenis, incluindo os Jogos Escolares, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países. O complexo foi uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares, em julho de 2011.

 Ascom – Ministério do Esporte, com informações da EOM/Prefeitura do Rio