Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Rio 2016: Mais de 40% das vagas serão definidas em 2015

06/01/2015 10h30

Jogos Rio 2016: Mais de 40% das vagas serão definidas em 2015

A expectativa é de que, até o fim do ano, 4.600 vagas para os Jogos Olímpicos (44% do total) e 990 vagas para os Jogos Paraolímpicos (23%) já terão donos

Com a chegada de 2015 tem início a última temporada esportiva completa antes dos Jogos Rio 2016. Nesse sentido, os próximos 12 meses serão determinantes para milhares de atletas que lutam por vagas na primeira edição dos Jogos na América do Sul. Assim, até dezembro o calendário será recheado de torneios classificatórios de todos os esportes olímpicos e paraolímpicos que terão disputas no Rio de Janeiro em 2016, assim como será emocionante também a disputa por posições em modalidades que adotam o sistema de classificação pelo ranking mundial.

Até agora, apenas nove dos 42 esportes olímpicos e dez das 23 modalidades paraolímpicas deram a largada neste processo. Com isso, somente 3,8% das vagas olímpicas e 6,8% das vagas paraolímpicas já estão definidas, em favor de atletas e equipes de 64 países.

Alguns esportes ainda precisam confirmar as datas de alguns torneios classificatórios, mas já é possível estimar que 4.600 vagas para os Jogos Olímpicos (44% do total) e 990 vagas para os Jogos Paralímpicos (23%) serão definidas em 2015. Somadas às classificações de 2014, a expectativa é que 42% das vagas tenham seus destinos conhecidos — sendo quase metade (47,6%) das 10.500 vagas olímpicas e um terço (29%) das 4.350 paraolímpicas.

CBHd Divulgação e CBC Divulgação
CBHd Divulgação e CBC Divulgação#O armador Arthur Patrianova, da Seleção Brasileira de Handebol, e Ana Sátila, da canoagem slalom: modalidades serão as primeiras do ano a distribuir vagas para os Jogos Rio 2016
O armador Arthur Patrianova, da Seleção Brasileira de Handebol, e Ana Sátila, da canoagem slalom: modalidades serão as primeiras do ano a distribuir vagas para os Jogos Rio 2016

“O ano de 2015 será muito importante e empolgante para os atletas de todos os esportes que querem competir nos Jogos Rio 2016. É muito empolgante também para nós do Comitê, que nos sentimos cada vez mais perto dos Jogos”, diz Melina Xanthopoulou, gerente de Inscrições Esportivas do Comitê Rio 2016.

O hóquei sobre grama será o primeiro — e o único até o final do ano — esporte olímpico a preencher todas as suas vagas. Para os Jogos Paralímpicos, sete esportes fecharão 2015 com todas as classificações definidas: futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tiro esportivo e vela.

O calendário começará cedo para os aspirantes a atletas olímpicos. No dia 1º de fevereiro, serão conhecidos os primeiros classificados do ano, com o encerramento do Campeonato Mundial Masculino de Handebol, disputado no Catar — que concederá uma vaga ao primeiro colocado —, e do Campeonato da Oceania de Canoagem Slalom, na Nova Zelândia, que classificará os vencedores nas provas masculina e feminina de caiaque individual (K-1) e na prova masculina de canoa individual (C-1).

Jogos Pan-Americanos

Um dos pontos altos da temporada será a realização dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho. O evento colocará em jogo vagas para oito esportes:

» hipismo adestramento (uma por equipes e duas individuais)
» hipismo saltos (duas por equipes e seis individuais)
» hipismo CCE (uma por equipes)
» tiro esportivo (20 vagas)
» pentatlo moderno (cinco vagas em cada gênero)
» handebol (uma vaga em cada gênero)
» hóquei sobre grama (uma vaga em cada gênero)
» canoagem slalom (duas vagas no masculino e uma no feminino)

Realizado em Kazan, na Rússia, entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos será a porta de entrada para atletas de quatro modalidades. Na natação, as 12 melhores equipes em cada prova de revezamento garantirão vaga. Nas maratonas aquáticas, os dez primeiros em cada gênero vão carimbar seus passaportes, assim como os dois finalistas do polo aquático no masculino. Nos saltos ornamentais, as três primeiras equipes e os 12 melhores nas provas individuais nos dois gêneros também estarão classificados.

Satiro Sodré - SS Press
Satiro Sodré - SS Press#Cesar Cielo: O Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos será a porta de entrada para atletas de quatro modalidades: natação, maratonas aquáticas, polo aquático e saltos ornamentais
Cesar Cielo: O Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos será a porta de entrada para atletas de quatro modalidades: natação, maratonas aquáticas, polo aquático e saltos ornamentais

Outros esportes tradicionais também definirão suas primeiras vagas em 2015. O atletismo classificará oito equipes em cada prova no Campeonato Mundial de Revezamentos, entre os dias 2 e 3 de maio, nas Bahamas. O Mundial de Vôlei de Praia, que acontecerá na Holanda, entre 26 de junho e 5 de julho, concederá vaga a uma dupla em cada gênero.

No voleibol, uma seleção feminina e uma equipe masculina se classificarão por meio da Copa do Mundo, no Japão, entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro. O Mundial de Remo, disputado na França, de 30 de agosto a 6 de setembro, terminará com a classificação de 77 atletas no masculino e 52 no feminino.

As três modalidades da ginástica também conhecerão seus primeiros classificados em mundiais: a rítmica colocará em jogo dez vagas por equipes e 15 individuais, na Alemanha, entre 7 e 13 de setembro. A artística classificará 16 equipes e 30 ginastas na Escócia, de 24 de outubro a 2 de novembro e o trampolim apontará oito classificados em cada gênero, na Dinamarca, entre 25 e 28 de novembro.

Esportes paraolímpicos

No calendário dos esportes paraolímpicos, a primeira competição classificatória será o Campeonato das Américas de Bocha, que definirá os donos de uma vaga por equipes e duas de duplas, entre os dias 29 de abril e 4 de maio.

A competição com maior número de classificados será o Mundial de Atletismo, que concederá vaga a 184 homens e 156 mulheres entre os dias 22 e 31 de outubro, em Doha, no Catar. O Mundial de Natação, que terá como sede Glasgow, na Escócia, e será disputado de 18 a 25 de julho, classificará 150 homens e 100 mulheres.

Mpix
Mpix#Alan Fonteles (7): O Mundial de Atletismo, em outubro, no Catar, distribuirá 184 vagas para os homens e 156 para as mulheres para os Jogos Paralímpicos de 2016
Alan Fonteles (7): O Mundial de Atletismo, em outubro, no Catar, distribuirá 184 vagas para os homens e 156 para as mulheres para os Jogos Paralímpicos de 2016

No remo, o Campeonato Mundial colocará em jogo 32 vagas em cada gênero, em Aiguebelette, na França, entre 30 de agosto e 6 de setembro. Já a paracanoagem classificará 18 homens e 18 mulheres para sua estreia nos Jogos Paralímpicos, durante o Campeonato Mundial, em Milão, na Itália, entre os dias 19 e 23 de agosto.

No mesmo mês, os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, vão carimbar os passaportes de atletas de nove esportes:

» tiro com arco (cinco vagas no masculino e quatro no feminino)
» futebol de 5 (uma vaga)
» futebol de 7 (uma ou duas vagas)
» goalball (uma vaga no masculino e uma no feminino)
» tênis de mesa (11 vagas no masculino e 10 no feminino)
» voleibol sentado (uma vaga no masculino e uma no feminino)
» rugby em cadeira de rodas (uma vaga)
» basquetebol em cadeira de rodas (uma vaga no masculino e uma no feminino)
» tênis em cadeira de rodas (uma vaga no masculino e uma no feminino)

Vale ressaltar que a classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

Fonte: Rio 2016