Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Rio 2016: Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida por classificação em janeiro

12/01/2015 08h36

Jogos Rio 2016: Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida por classificação em janeiro

No total, sete esportes olímpicos e um paraolímpico entram na disputa por vagas neste mês. Diversas outras modalidades já estão com a classificação definida ou em curso

Até o fim de 2015, mais de 40% das vagas para os Jogos Rio 2016 estarão definidas. Neste mês de janeiro, sete esportes olímpicos e uma modalidade paraolímpica dão início à disputa pela classificação — por meio de torneios e do sistema do ranking mundial. Entre os destaques do mês está o Campeonato Mundial Masculino de Handebol, que carimbará o passaporte do campeão para os Jogos. A canoagem slalom e o futebol também começam a preencher suas vagas para a primeira edição dos Jogos na América do Sul.

Confira abaixo os esportes que buscarão vagas a partir deste mês:

Jogos Olímpicos

Atletismo
Os atletas das provas de 10.000m, maratona, marcha atlética, heptatlo, decatlo e revezamentos já podem, desde o dia 1º de janeiro deste ano, obter índices classificatórios para os Jogos Rio 2016. O período para obtenção das marcas vai até 11 de julho do ano que vem.

Canoagem slalom
O classificatório continental da Oceania será disputado em Mangahao, na Nova Zelândia, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, e concederá duas vagas no masculino (nas provas individuais de caiaque e canoa) e uma no feminino (na prova de caiaque).

Rio 2016
Rio 2016#Na canoagem slalom, o classificatório continental da Oceania, que será disputado na Nova Zelândia, a partir de 31 de janeiro, concederá duas vagas no masculino e uma no feminino para os Jogos Rio 2016
Na canoagem slalom, o classificatório continental da Oceania, que será disputado na Nova Zelândia, a partir de 31 de janeiro, concederá duas vagas no masculino e uma no feminino para os Jogos Rio 2016

Ciclismo de estrada
Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, os pontos conquistados pelos atletas valerão para o ranking mundial. Pela listagem, serão definidos os donos de 142 vagas masculinas na prova de estrada e de 30 vagas masculinas na prova de contrarrelógio.

Futebol
O vencedor do Campeonato Sul-Americano sub-20 masculino, realizado no Uruguai, de 14 de janeiro a 7 de fevereiro, terá presença garantida nos Jogos Rio 2016. O vice-campeão disputará uma vaga com o terceiro colocado no classificatório das Américas do Norte e Central.

Handebol
O Campeonato Mundial masculino, que reunirá 24 seleções em Doha, no Catar, entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro, classificará o campeão para a competição dos Jogos Rio 2016.

Hipismo saltos
Oito vagas individuais estão em jogo por meio do ranking mundial, que contabilizará os resultados entre 1º de janeiro de 2015 e 6 de março de 2016.

Vôlei de praia
No dia 1º de janeiro foi aberta a contagem de pontos para o ranking olímpico, que será concluída em 13 de junho de 2016 e definirá os donos de 15 vagas masculinas e 15 vagas femininas.

Jogos Paraolímpicos

Atletismo
Entre 1º de janeiro de 2015 e 20 de junho de 2016, as equipes de revezamento podem somar pontos no ranking mundial. As oito melhores em cada prova, no masculino e no feminino, disputarão os Jogos Rio 2016.

Contagem iniciada em 2014

Além das modalidades que deram início à contagem de pontos neste mês, outros esportes já estão com o processo de classificação em curso desde o ano passado, quando começou a corrida por vagas para os Jogos Rio 2016. Em 2014, 64 países, dos cinco continentes, conquistaram vagas para competições de 19 modalidades (nove olímpicas e dez paraolímpicas). As definições vieram por meio de 18 torneios classificatórios, disputados entre junho e dezembro.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paraolímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paraolímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

Fonte: Rio 2016