Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Paralímpicos de Tóquio terão 4.400 atletas e 537 eventos valendo medalha

Atletismo

05/09/2017 10h54

Tóquio 2020

Jogos Paralímpicos de Tóquio terão 4.400 atletas e 537 eventos valendo medalha

Detalhes foram divulgados pelo Comitê Paralímpico Internacional. Badminton e taekwondo serão os dois novos esportes no programa

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 contarão com 4.400 atletas, que competirão em 537 eventos valendo medalha, de acordo com anúncio feito pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) nesta segunda-feira, 4.09. O programa final e a cota de atletas foram aprovados pelo Conselho Diretor do IPC após a conclusão de um processo de dez meses de consulta às federações internacionais.

"Acreditamos que alcançamos os nossos objetivos e entregamos um programa que vai mostrar o melhor do que o esporte paralímpico e os atletas paralímpicos tem para oferecer em Tóquio 2020"]
Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)

Dentro do programa, pelo menos 1.756 vagas serão para mulheres - maior número da história, e que representa um aumento de pelo menos 17% em relação a Londres 2012. O número provavelmente crescerá, uma vez que 294 vagas não têm gênero definido.

"Na discussão sobre o programa final, tínhamos como meta aumentar o número de vagas para mulheres e para atletas com maior necessidade de suporte. Ao mesmo tempo, não queríamos aumentar os custos para o comitê organizador de Tóquio, e assim identificamos pontos onde poderíamos fazer redução de investimentos", afirmou o presidente do IPC, Philip Craven.  "Acredito que alcançamos os objetivos e entregamos um programa que vai mostrar o melhor do que o esporte paralímpico e os atletas paralímpicos têm para oferecer em Tóquio 2020".

Dois esportes estreiam em Tóquio: badminton e taekwondo vão distribuir 14 e seis medalhas, respectivamente. A canoagem, que fez a estreia nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e distribuiu seis medalhas, desta vez dará nove medalhas, dada a inclusão das classes Va'a.

Como parte do desejo do IPC de aumentar as oportunidades para atletas com maior necessidade de suporte, a bocha terá 116 vagas – oito a mais que no Rio 2016. Ainda na comparação com os Jogos do Brasil, 14 esportes contarão com o mesmo número de atletas. Já bocha, canoagem, judô, tiro esportivo, tênis de mesa, triatlo e esgrima em cadeira de rodas terão mais competidores. Quatro esportes (canoagem, tiro esportivo, tênis de mesa e esgrima em cadeira de rodas) terão mais eventos valendo medalha do que no Rio, enquanto natação e atletismo terão um programa mais enxuto. A lista final de eventos de atletismo, natação e triatlo será publicada posteriormente. O programa completo pode ser visto aqui.

Como parte do desejo do IPC de aumentar oportunidades para atletas com maior necessidade de suporte, a bocha terá 116 vagas – oito a mais que no Rio. Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br

"Estamos muito animados com o programa dos Jogos de Tóquio 2020, com o qual acreditamos que podemos dar continuidade ao sucesso do Rio 2016, uma Paralimpíada que é considerada a melhor de todos os tempos em termos de performance esportiva. É uma prova de força do esporte paralímpico e do trabalho das federações internacionais. A disputa para garantir eventos valendo medalha e cota de atletas é tão competitiva quanto a ação no campo de jogo", disse Sir Philip Craven, presidente do IPC.

As federações internacionais enviaram ao IPC, em janeiro deste ano, propostas para incluir 4.979 atletas e 555 eventos nos Jogos de Tóquio. Os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 contaram com 4.328 atletas que disputaram 528 medalhas. A não inclusão do futebol de 7 e da vela em Tóquio 2020 abriu mais 192 vagas para atletas.

Fontes: Comitê Paralímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Internacional