Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Paralímpicos: definidos os jogadores que vão defender o Brasil no futebol de 5

Futebol5

11/07/2016 11h15

Rio 2016

Jogos Paralímpicos: definidos os jogadores que vão defender o Brasil no futebol de 5

Seleção Brasileira contará com dez atletas na busca pela quarta medalha de ouro paralímpica. Destaque para Ricardinho, considerado o melhor do mundo na modalidade

A Seleção Brasileira de futebol de 5 que vai em busca da quarta medalha de ouro e tentar manter a hegemonia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 foi confirmada pelo técnico Fábio Vasconcelos. O selecionado canarinho contará com jogadores multicampeões, entre eles o craque Ricardinho, melhor jogador do mundo, e que está em processo de recuperação após passar por uma cirurgia no mês de abril.

O Brasil está no Grupo A da competição e estreia no dia 9 de setembro – ainda sem a definição da ordem dos jogos. Na primeira fase a seleção enfrentará a Turquia, Marrocos e Irã. A outra chave tem Argentina, China, Rússia e México, possíveis adversários na semifinal do dia 15, caso o Brasil avance. A final do futebol de 5 será no dia 17, penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos.

“Participar de uma Paralimpíada no Brasil me deixa muito feliz. É uma honra representar o país dentro da nossa casa, junto da nossa torcida. Graças a Deus tive essa oportunidade e vou fazer o meu melhor nos jogos e dar alegria a essa torcida. Vai ser uma oportunidade única”, vibrou o ala/pivô Raimundo Nonato, campeão paralímpico em Londres-2012.

Companheiro de Nonato em mais uma Paralimpíada, o fixo Cássio Reis afirmou que a seleção não tem outro foco a não ser o lugar mais alto do pódio. Segundo o baiano, a equipe fez um excelente trabalho ao longo do ciclo, desde 2013, o que manteve a confiança em alta. “A gente vem trabalhando durante todo o ciclo com esse objetivo e graças a Deus todos os pilares foram construídos da melhor forma possível e de maneira sólida. Temos total confiança”, disse.

Desde 2007, a Seleção Brasileira conquistou todas as competições que participou. De lá para cá foram duas Paralimpíadas (o Brasil tem três conquistas), duas vezes o Mundial (o Brasil é tetra), três Parapan-americanos, duas edições da Copa América, além de desafios internacionais.

Seleção comemora o tetra mundial, em 2014. Objetivo agora é a quarta medalha de ouro paralímpica. Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

Confira a lista de jogadores:

Goleiros

Luan de Lacerda Gonçalves – AGAFUC/RS
Vinícius Tranchezzi Holzsauer – APADV/SP

Fixos

Cassio Lopes dos Reis – ICB/BA
Damião Robson de Souza Ramos – APACE/PB

Alas

Gledson da Paixão Barros – APADV/SP
Severino Gabriel da Silva – APACE/PB
Tiago da Silva – URECE/SP

Pivôs

Jeferson da Conceição Gonçalves – ICB/BA
Raimundo Nonato Alves Mendes – ADVP/PE
Ricardo Steinmetz Alves – AGAFUC/RS

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro