Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Olímpicos Rio 2016 têm 80% dos ingressos vendidos

Geral

30/07/2016 23h06

Relatório

Jogos Olímpicos Rio 2016 têm 80% dos ingressos vendidos

Comitê Olímpico Internacional considera que os ajustes finais foram feitos e cidade está pronta para o começo das competições

IMG_0365.JPG
Mark Adams, porta-voz do COI, minimizou os problemas com ventos na Marina da Glória. Foto: Mateus Baeta/Brasil2016

A venda de ingressos para os Jogos Olímpicos no Brasil atingiu a marca de 80% do total, anunciou neste sábado (30.07) o Comitê Olímpico Internacional (COI), após a última reunião entre a entidade e o Comitê Rio 2016, em um hotel na Barra da Tijuca. “Os últimos ajustes foram feitos e agora está tudo pronto para os Jogos”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams.

De acordo com ele, o relatório feito pelo presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, durante a reunião deixou o presidente do COI, Thomas Bach, animado para os Jogos. “A tocha está chegando ao Rio e temos uma aprovação alta da população. Não posso dar detalhes da cerimônia de abertura, mas vai ser uma festa com alma brasileira e que vai encantar o mundo”.

Adams também disse que os ventos que derrubaram uma rampa na Marina da Glória neste sábado não são uma preocupação para o Comitê Olímpico Internacional. “Isso não vai afetar os treinos e as provas de vela. Tem muita gente trabalhando na Marina. Isso é apenas uma questão específica e acho que seria errado fazer um julgamento das instalações por isso”, disse o porta-voz do COI.

Atletas russos

Durante o boletim para a imprensa, Mark Adams também anunciou a criação de um painel formado por três integrantes do COI para analisar a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos caso por caso. A comissão será composta pelo espanhol Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI; pelo turco Ugur Erdener, titular da comissão médica do COI; e pela alemã Claudia Bokel, responsável junto ao COI pela comissão de atletas. 

O Comitê Olímpico Internacional tinha deixado a cargo das federações internacionais de cada modalidade a decisão sobre a suspensão ou não de atletas da Rússia para os Jogos. Com a criação do painel, no entanto, a decisão final será do COI. “Esse painel de revisão vai analisar cada decisão tomada sobre cada atleta individual para ter certeza que o COI está contente com as decisões tomadas por cada federação internacional. É muito importante que o COI tome a decisão final baseado em árbitros independentes”, explicou, acrescentando que a decisão final será tomada antes da abertura oficial dos Jogos, na próxima sexta-feira (05.08). 

Mateus Baeta, brasil2016.gov.br