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Atletismo

09/08/2016 16h25

TURISMO

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são marco do turismo brasileiro, diz presidente da Embratur

Campanha para turistas estrangeiros vai aproveitar megaexposição do Brasil no exterior

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 podem ser caracterizadas como um marco do turismo brasileiro, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, durante painel sobre o efeito positivo de grandes eventos para a marca país, realizado nesta terça-feira (9), no Rio Media Center. Com uma audiência acumulada de mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo, os Jogos são considerados o ápice do calendário de megaeventos internacionais sediados pelo Brasil. "Agora temos outro patamar de desafio, que é o daqui pra frente, o que fazer com esse estoque de potencial turístico do Brasil", disse Lummertz.

Para alavancar a exposição do Brasil no período pós-Olímpico, a Embratur lançará uma campanha global com imagens dos Jogos e uma mensagem de agradecimento aos turistas que vieram ao país, com um convite para que retornem sempre.

O ciclo de megaeventos sediados pelo Brasil se iniciou em 2007, com a realização dos Panamericano, seguido pelos Jogos Mundiais Militares (2011), Rio+20 (2012), Copa das Confederações (2013), Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa do Mundo FIFA (2014) e, finalmente, pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Para Lummertz, os resultados para o país se dão principalmente na infraestrutura e na imagem. "Os megaeventos são uma oportunidade para o desenvolvimento de infraestrutura urbana e do receptivo turístico que ficam como legado para a população e a ampliação da percepção mundial acerca do país", afirmou o presidente da Embratur.

O aumento da visibilidade do país repercute em potencial crescimento do interesse turístico no Brasil que a Embratur pretende explorar com a promoção de campanhas direcionadas ao consumidor final. "Queremos aproveitar que o Brasil está no imaginário desses consumidores após a megaexposição propiciada pelos Jogos e diversificar os destinos comercializados", disse Lummertz.

A expectativa da Embratur é que a Rio 2016 atraia de 300 mil a 500 mil turistas do exterior, que serão multiplicadores da experiência que terão no Rio de Janeiro em seus países de origem. “Com a realização destes Jogos vamos provar novamente a nossa capacidade de receber e encantar turistas do mundo todo. O turismo brasileiro alcança um novo patamar internacional. Continuaremos trabalhando para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor do turismo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, declarou.Durante o painel, representantes do Reino Unido e Colômbia apresentaram as campanhas desenvolvidas em seus países para promover a marca país. Segundo a Chefe de Comunicação da Missão Britânica no Brasil, Gemma Reignez, a campanha GREAT, lançada pelo Reino Unido em 144 países em 2012 com ícones britânicos para potencializar a exposição dos Jogos Olímpicos realizados em Londres, gerou 2,1 bilhões de libras em receitas de turismo, educação e negócios. O Ministro Conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Juan Pablo Hernandez de Alba, afirmou que a imagem do país mudou ao longo dos últimos anos, desde a primeira campanha lançada em 2005. "A marca Colômbia mudou junto com a situação do país", afirmou.