Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 terão sistema de reconhecimento facial

Geral

07/08/2018 16h42

Tóquio 2020

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 terão sistema de reconhecimento facial

Iniciativa será pioneira nos megaeventos para verificar a identidade de pessoas credenciadas, como atletas, membros das comissões técnicas e imprensa

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 anunciou nesta terça-feira (07.08) que um sistema de reconhecimento facial será usado para verificar a identidade de atletas, oficiais, membros de equipe e representantes da imprensa durantes os megaeventos. Será a primeira vez que uma tecnologia desse tipo será usada em Olimpíadas e Paralimpíadas, reforçando a intenção de Tóquio de entregar Jogos inovadores.

toquiophotomain.jpg
Foto: Tóquio 2020/Divulgação

Uma empresa parceira da organização será a responsável por fornecer o sistema de reconhecimento facial. As imagens faciais de cada pessoa credenciada serão coletadas previamente e armazenadas em um banco de dados, sendo utilizadas para a verificação de identidades em pontos de credenciamento.

A tecnologia aumentará os níveis de segurança dos Jogos de Tóquio 2020, evitando a falsificação e o uso de credenciais perdidas ou roubadas. A iniciativa também contribuirá com o conforto e a conveniência, com a verificação sendo processada automaticamente e instantaneamente.

"A chave para a segurança dos Jogos é prevenir que pessoas ou itens não autorizados entrem nas arenas. Essa recente tecnologia permitirá uma identificação rigorosa das pessoas credenciadas, em vez de confiarmos apenas nos olhos da equipe de segurança, além de permitir uma entrada rápida às arenas, o que será necessário no intenso calor do verão", comentou o diretor executivo de segurança do Comitê Organizador, Tsuyoshi Iwashita.

Fonte: Comitê Organizador Tóquio 2020