Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Joaquim Cruz será guia de atleta americana no Parapan

Toronto 2015

07/08/2015 17h33

Toronto 2015

Joaquim Cruz será guia de atleta americana no Parapan

Último brasileiro a conquistar um ouro olímpico em provas de pista, ex-fundista que vive nos EUA desde 1981 e trabalha como técnico da equipe americana resolveu encarar o desafio aos 52 anos

banner_parapan_coberturaespecial_1130x150.jpg

Na quinta-feira, dia 13, quando for dada a largada para a prova dos 1.500m para atletas deficientes visuais da categoria T11, uma cena de viés retrô pode pegar alguns brasileiros de surpresa. Ao lado da norte-americana Ivonne Mosquera-Schmidt estará o último campeão olímpico brasileiro em provas de pista. Medalhista de ouro nos 800m nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e prata quatro anos depois, em Seul, Joaquim Cruz, hoje aos 52 anos, será o guia da atleta americana.

Joaquim Cruz cruza a linha de chegada para o ouro nos 800m, em Los Angeles, 1984. Agora a missão, aos 52 anos, é como guia. Foto: Getty Images

A decisão foi tomada por obra de imprevistos. Dois guias dos Estados Unidos tiveram problemas na emissão de passaportes. Como mantém um ritmo de treinos e a forma física na academia onde é técnico da equipe americana, Joaquim Cruz achou que dava para embarcar no desafio. Dedicou os últimos meses à preparação e disse, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, em Toronto, estar pronto para o desafio.

"Como sou um treinador dinâmico, nunca mando meu atleta para casa se o guia dele falta. Eu prefiro eu mesmo guiá-los. Fiz isso com o David Brown e a Ivone faço de vez em quando, quando precisa", afirmou Joaquim Cruz.

Ao lado de Mosquera-Schmidt: desafio de altura e de gerações nas pistas de Toronto. Foto: Gustavo Cunha/Brasil2016.gov.br

Ritmo "macio"

A idade acima dos 50 anos, segundo ele, não será empecilho. "O fato de eu ter mantido minha forma, de ter mantido minhas corridas diárias, ajuda. E o ritmo da Ivone é um pouquinho mais macio, mais lento do que posso fazer, ou pelo menos assim espero", brincou, provocando risadas da atleta.

"É complicado, porque o objetivo é fazer com que ela fique mais rápida e, ao mesmo lado, como guia, tomara que ela não vá muito mais rápido do que posso guiar", afirmou o fundista, que também tem no currículo dois ouros em Jogos Pan-Americanos, conquistados em Indianápolis, nos EUA, em 1987, e em Mar del Plata, na Argentina, em 1995.

A diferença de altura entre os dois é um outro detalhe a ser ajustado. Joaquim Cruz tem 1,87m, enquanto Ivonne Mosquera, de 38 anos, tem 1,52m. "Não vou pensar muito no que poderá acontecer. Vou estar preparado", afirmou o atleta, que em seguida listou, em tom de brincadeira, as diferenças entre guia e técnico.

"O guia participa direto. Faz as corridas com o atleta, os chamados longos, os aquecimentos, as corridas intervaladas. Já o treinador é aquele gordinho que fica ali só dando ordem e marcando o tempo, que seria o meu trabalho", afirmou.

Mosquera, por sua vez, se apega a uma filosofia de vida que aplica diretamente ao esporte. "Nunca deixe uma deficiência, uma dúvida sobre você mesma ou uma energia negativa ficar no caminho para alcançar os seus sonhos e objetivos", disse, em entrevista com Comitê Paralímpico dos Estados Unidos. 

Gustavo Cunha, de Toronto - Brasil2016.gov.br