Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jéssica Moreira faz segundo melhor tempo nos 400m com barreira e mira o pódio

Atletismo

14/10/2018 00h34

Buenos Aires 2018

Jéssica Moreira faz segundo melhor tempo nos 400m com barreira e mira o pódio

No terceiro dia de classificatórias, nove atletas representaram o Brasil no Parque Olímpico da Juventude. Neste domingo (14.10) têm início as disputas por medalhas

"Vou botar mais força na final", garantiu Jéssica Moreira após registrar o tempo de 59s41, sua melhor marca pessoal nos 400m com barreira. Com o desempenho, ela garantiu a segunda colocação na primeira etapa de classificação da prova neste sábado (13.10), nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.

A paulista de Guariba, de 16 anos, ficou em primeiro na bateria que teve outras cinco competidoras. Ao todo, 19 atletas disputarão lugar no pódio na próxima terça-feira (16.10), na segunda etapa. "Acho que vai dar medalha. Gostei bastante do desempenho. Fiquei com o segundo melhor tempo da prova inteira".

Jéssica parte para os 400m com barreira. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

13102018_jessica.jpg
Jéssica cruzou a linha de chegada à frente de sua bateria, com o melhor tempo de sua carreira. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Campeã mundial sub-18 no revezamento 4 x 400 misto e campeã brasileira no sub-18 dos 400m com barreira, Jéssica começou na modalidade aos 12 anos, brincando com os amigos num campo de futebol. "Eu sempre gostei de correr. Já ficava correndo o dia inteiro na rua. Uma professora viu meu potencial e me chamou para treinar", conta a jovem.

Além dela, outros oito brasileiros entraram neste sábado na arena montada no Parque Olímpico em busca de boas marcas na primeira fase classificatória. Entre eles, dois estão ranqueados entre os oito melhores do mundo: Caio Teixeira (400m com barreiras) e Nerisnelia Sousa (salto triplo).

Com dois anos de preparação para os Jogos, o paulistano de 17 anos foi o quarto na primeira bateria da prova, com 52s27, mas acabou caindo para a quinta posição no quadro geral. "Eu fui muito forte. Preciso me controlar entre as barreiras. Eu quase caí no fim da prova porque não tinha mais energia", avaliou Caio. Ainda segundo ele, os treinos foram intensificados nessa última semana, o que tem gerado mais confiança em bons resultados. "Minha expectativa é pegar pódio", disse.

Já a maranhense de São João do Caru não saiu satisfeita com a oitava colocação no quadro geral, com a marca de 12,66m. "Não foi como eu esperava. Ainda dá tempo para recuperar. É pensar positivo, ver o que errei e tentar melhorar. A minha finalização estragou todo o meu salto, mas vou corrigir isso até a próxima terça-feira", disse Nerisnelia.

Nerisnelia está no Top 8 da categoria no salto triplo, mas não começou bem a prova. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Outros atletas

A prova de lançamento do dardo contou com dois representantes brasileiros. Bruna Vieira fechou na nona colocação, com a 47,93m. Já Guilherme Moreira ficou em oitavo, com a marca de 72,56m.

Dois velocistas brasileiros participaram da prova dos 200m. Letícia Nonato fez o segundo melhor tempo da prova, de 24s16. Lucas Conceição foi o quinto colocado no quadro geral, com 21s68. O meio fundista Pedro Luiz Tombolim, que correu os 800m, ficou em 18º, com 1min54s45. Marcos Paulo, nos 110m com barreiras, finalizou o dia de competição na quinta colocação do quadro geral, com 13s77.

Disputas por medalhas

A disputa por medalhas no atletismo tem início neste domingo (14.10). Quatro brasileiros estão na briga pelo pódio. No lançamento do disco, a partir das 14h10, o paranaense Vitor Gabriel Motim está na luta. Aos 17 anos, ele terminou em segundo no primeiro estágio, na última quinta-feira, com 57,30 m. Precisa ficar entre os primeiros novamente para garantir a medalha.

O mineiro Elton Petronilho luta pelo pódio no salto em altura, a partir das 16h. Ele obteve a melhor marca da carreira na quinta-feira, ao saltar 2,05 m e terminar em quarto. A mesma colocação conseguiu Erica Geni Barbosa Cavalheiro na classificação geral das eliminatórias dos 400m, com 55s60. Ela faz a final neste domingo, às 17h32.

No salto em distância, às 14h05, a mato-grossense Lissandra Maysa Campos terá mais dificuldades. Ele ficou em oitavo na primeira prova, com 5,68m, e agora terá de se superar. O último representante do País será o paulista Douglas Hernandes Mendes, nos 400m. Ele brigará da nona à 16ª colocações, às 16h24.

Cynthia Ribeiro, de Buenos Aires, na Argentina - rededoesporte.gov.br