Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jaqueline Lima conquista o bronze no badminton por equipes mistas

Atletismo

12/10/2018 19h00

Buenos Aires 2018

Jaqueline Lima conquista o bronze no badminton por equipes mistas

Com o resultado, a delegação nacional nos Jogos Olímpicos da Juventude já subiu nove vezes ao pódio, em cinco modalidades

O Time Brasil fechou a sexta-feira, 12.10, com mais duas medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Além do bronze de Gilbert Klier no tênis, o país subiu ao pódio no badminton, com Jaqueline Lima, na competição por equipes mistas ao lado de atletas de outros países. Assim, o país já soma nove medalhas em seis diferentes modalidades na competição para jovens entre 15 a 18 anos e supera a participação em Cingapura 2010, quando conquistou sete medalhas em cinco modalidades.

Jaqueline e a celebrada medalha de bronze no badminton. Foto: COB

Jaqueline Lima saiu de Teresina (PI) para conquistar a medalha de bronze por equipes mistas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires. A menina de 17 anos, que se apaixonou pelo badminton em uma colônia de férias na sua cidade, integrou o time Theta ao lado de atletas de sete diferentes países de todos os continentes. Esse tipo de competição multinações é uma forma de integrar os atletas em torno dos valores olímpicos. No caso do badminton, são formados times - com oito atletas, sendo quatro homens e quatro mulheres - que se enfrentam em melhor de dez partidas. O time da brasileira superou a equipe Zeta por 110 a 117.

"Passei por muita coisa para chegar até aqui e voltar para casa com uma medalha é a realização de um sonho. Foi muito legal participar da competição ao lado de atletas de outros países. Eu me esforcei para me comunicar e aproveitei bastante a experiência. Estou muito feliz com tudo o que vivi nesses dias em Buenos Aires", afirmou Jaqueline.

Brasileira subiu ao pódio na competição por equipes mistas. Foto: Ivo Gonzalez/OIS/IOC

Em sua primeira partida na disputa, a brasileira formou dupla com Tereza Svabikova, da República Tcheca. As duas venceram Nairoby Jimenez, da República Dominicana, e Vivien Sandorhazi, da Hungria, por 11 x 8. Jaqueline ainda jogou ao lado de Zecily Fung, da Austrália, vencendo mais uma vez a atleta dominicana e Yue Yann Hooi, de Cingapura. Ao todo, a equipe Theta marcou 110 x 107 no time Zeta para levar o bronze.

Na chave individual do torneio, Jaqueline fez três partidas na fase de grupos. Venceu as duas primeiras, diante da holandesa Madouc Linders por 2 sets a 0, passou pela australiana Zecily Fung por 2 sets a 1 e chegou à terceira rodada para definir a primeira posição no grupo. Apenas uma atleta por chave se classificava. A rival era Yinhsuan Huang, de Taipei. Com quase 1,80m, Huang dominou o confronto e fechou em 2 sets a 0, com parciais de 21/9 e 21/15. 

"A menina é bem mais alta, habilidosa, tem técnica boa. Foi difícil chegar na rede. Ela é rápida e me deslocou, colocou a peteca nos cantos", avaliou Jaqueline, em entrevista à rededoesporte.gov.br no dia da prova. "Estou feliz porque tive resultados importantes e vou subir no ranking. Agora é continuar treinando para chegar mais longe", disse a brasileira, número 43 da listagem sub-18.

Fonte: rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Olímpico do Brasil