Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Japão bate Colômbia e Senegal garante primeira vitória africana na Rússia 2018

Futebol

19/06/2018 19h00

Copa 2018

Japão bate Colômbia e Senegal garante primeira vitória africana na Rússia 2018

Na próxima rodada do Grupo H, Japão enfrenta o Senegal e Polônia encara a Colômbia no domingo (24)

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

As partidas válidas pelo Grupo H fecharam, na manhã desta terça-feira (19.06), a primeira rodada da Copa do Mundo da Rússia, com 38 gols nas 16 partidas disputadas, uma média de 2,37. O sexto dia de Mundial teve a primeira vitória de orientais contra uma equipe sul-americana em Copas, com o 2 x 1 do Japão contra a Colômbia, e a primeira vitória africana na Copa de 2018, com 2 x 1 de Senegal contra a Polônia. Japão e Senegal dividem a liderança da chave com três pontos cada.

Osako marcou o gol da vitória do Japão sobre a Colômbia: 2 x 1. Foto: Getty Images

Na partida entre Japão e Colômbia, na Arena Mordovia, em Saransk, o destino foi traçado logo aos três minutos. o meia Carlos Sánchez cortou com a mão um chute de Kagawa dentro da área que tinha como destino o gol. Acabou expulso e deixou a seleção colombiana sem um homem desde o início. Os japoneses souberam aproveitar a vantagem numérica. Com 59% de posse de bola ao longo da partida, cansaram os colombianos e saíram de campo com a vitória.

O Japão abriu o placar na cobrança de pênalti de Kagawa. A colômbia empatou aos 38 minutos, num gol de falta de Quintero. Os orientais garantiram a vitória no segundo tempo. Osako marcou de cabeça após cobrança de escanteio.

"Durante o intervalo, falei com os jogadores que se conseguíssemos manter a bola em movimento, poderíamos cansar os jogadores colombianos. Nossos jogadores foram agressivos e acho que funcionou essa estratégia. Esta é apenas uma vitória e três pontos. Vamos esperar para comemorar", disse o técnico do Japão, Akira Nishino.

O treinador da Colômbia, Jose Pekerman, lamentou a derrota. "É difícil perder um jogador no início da partida, especialmente um atleta tão importante. Foi difícil recuperar a posse de bola com o Japão tendo um jogador a mais", analisou.

Mbaye Niang aproveitou bobeira da zaga polonesa para marcar o gol da vitória. Foto: Getty Images

Senegal

No último jogo da primeira rodada, a seleção do Senegal soube aproveitar as oportunidades proporcionadas pelos erros de defesa da Polônia e garantiu a vitória por 2 x 1, no estádio Spartak, em Moscou. Em jogo morno, Thiago Cionek (contra) e Niang marcaram, e Krychowiak descontou para os poloneses.

"Conseguimos controlar o jogo taticamente e emocionalmente. Essa vitória significa que entramos na competição da melhor maneira possível, mas sabemos que será uma partida difícil contra o Japão. Garanto que toda a África está nos apoiando. Temos orgulho de representar a África", disse o técnico senegalês Aliou Cisse.

Apesar da derrota, o técnico da Polônia mostrou otimismo com a campanha da equipe na Rússia. "Acredito que temos muita resistência e força dentro do time para começar nossa partida contra a Colômbia com força total. Estou convencido de que vamos nos recuperar depois dessa partida", disse Adam Nawałka.

A próxima rodada do Grupo H será no próximo domingo (24.06). Japão enfrenta o Senegal, a partir das 12h, em Ecaterimburgo, e a Polônia encara a Colômbia, a partir das 15h, em Kazan.

RededoEsporte.gov.br