Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ITF divulga lista e Brasil terá sete tenistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Tenis

30/06/2016 12h13

Tênis

ITF divulga lista e Brasil terá sete tenistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Thomaz Bellucci, Marcelo Melo, Bruno Soares, Teliana Pereira, Paula Gonçalves, André Sá e Rogério Dutra Silva vão em busca da medalha inédita para o país

Para buscar a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis, o país terá um número recorde de sete atletas participando das chaves de simples, duplas e duplas mistas no Rio 2016. Nesta quinta-feira (30.06), a Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou a lista provisória de atletas que estarão em quadra no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra.

Pelo Brasil, Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Teliana Pereira disputam as chaves de simples, que terão 64 tenistas no masculino e 64 no feminino; Bruno Soares e Marcelo Melo, Thomaz Bellucci e André Sá e Teliana Pereira e Paula Gonçalves serão os representantes nas duplas, que terão chave de 32 equipes. As parcerias das duplas mistas serão definidas durante os Jogos Olímpicos, com um limite de dois times por país em uma chave com 16.

belluccietelianamontagemgetty.jpg
Thomaz Bellucci e Teliana Pereira jogarão simples e duplas nos Jogos Rio 2016. Fotos: Getty Images

A lista é provisória por que alguns tenistas ainda não atendem aos requisitos da ITF. A entidade exige um mínimo de três participações na Copa Davis ao longo do ciclo olímpico, sendo uma obrigatória no ano dos Jogos (2016) ou no anterior (2015). Por isso, a entidade avaliará em 15 de julho os casos daqueles que apelarem ao Comitê Olímpico da entidade. Vale lembrar que em julho haverá uma rodada da Copa Davis.

Os brasileiros Rogério Dutra Silva e André Sá são dois que se encontram em tal situação, assim como o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martin Del Potro. No caso dos brasileiros, a situação deve se resolver sem maiores problemas. Rogerinho foi convocado para o confronto contra o Equador entre 15 e 17 de julho, em Belo Horizonte, e atenderá aos critérios com a participação, já que esteve em quadra pela competição outras três vezes no ciclo. No caso de André Sá, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) espera conseguir a liberação por meio de apelação, com a justificativa de que ele não defendeu o país na Davis por ter dois tenistas mais bem colocados no ranking à sua frente (Melo e Soares).

Entre os já confirmados para o torneio olímpico de tênis, destaque para Andy Murray e Serena Williams, atuais campeões que defenderão seus títulos de Londres 2012, e o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo. Outros grandes nomes, como Roger Federer, Stan Wawrinka, David Ferrer, Victoria Azarenka, Eugenie Bouchard e Caroline Wozniacki também estão confirmados.

Nas duplas, os irmãos Mike e Bob Bryan também estarão no Rio de Janeiro para defender o ouro conquistado em Londres. Entre os melhores do mundo nos últimos anos, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares surgem entre os favoritos a uma medalha. O sérvio Novak Djokovic também participará do torneio de duplas ao lado de Nenad Zimonjic, assim como os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka. Entre as mulheres, as irmãs Serena e Venus Williams tentarão repetir o ouro de Londres 2012.

BrunoeMarceloCristianoAndujarCBT.jpg
Bruno Soares (E) e Marcelo Melo figuram entre os favoritos a uma medalha nas duplas. Foto: Cristiano Andujar/CBT

Time definido para a Copa Davis

Também nesta quinta-feira a Confederação Brasileira de Tênis divulgou os convocados para o confronto contra o Equador pela Copa Davis, entre 15 e 17 de julho, em Belo Horizonte. Além de Rogério Dutra Silva, que precisava ser chamado para atender aos critérios olímpicos, o Brasil terá Thomaz Bellucci, Bruno Soares e Marcelo Melo.

“A ideia é essa, levar essa equipe com os quatro melhore que a gente tem hoje no Brasil, os quatro que vão para a Olimpíada, então nada mais correto neste momento do que essa ser a equipe da Copa Davis”, afirmou o capitão João Zwetsch.

O duelo contra os equatorianos será realizado em quadra dura, já visando a preparação para o Rio 2016, que será jogado no mesmo piso. Além dos titulares, o Brasil terá os reservas Guilherme Clezar, Orlando Luz e Marcelo Zormann à disposição, além da presença dos juvenis Mateus Alves, Thiago Wild e Lucas Dini.

Brasil2016.gov.br