Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Isaquias Queiroz fatura o bronze no C1 1000m no Mundial de Canoagem da República Tcheca

Atletismo

26/08/2017 14h03

Canoagem

Isaquias Queiroz fatura o bronze no C1 1000m no Mundial de Canoagem da República Tcheca

No pódio, filho do brasileiro, que nasceu na sexta-feira, é homenageado pelo campeão olímpico Sebastian Brendel, que venceu a prova

Após conquistar três medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 – duas de prata e uma de bronze – e se tornar assim o primeiro atleta do país a subir ao pódio três vezes em uma mesma edição das Olimpíadas, o baiano Isaquiaz Queiroz voltou a brilhar neste sábado (26.08) em mais uma competição de altíssimo nível na canoagem velocidade. Competindo no Campeonato Mundial da República Tcheca, disputado em Racice, ele faturou a medalha de bronze na prova C1 1000m.

Isaquias, atleta contemplado com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, terminou a prova com o tempo de 3m52s542 e ficou atrás do alemão Sebastian Brendel, medalha de ouro com 3m50s503, e do tcheco Martin Fuksa, que faturou a prata.

Isaquias: baiano conquistou mais uma façanha em sua vitoriosa carreira. Foto: ICF/Divulgação

O bronze foi muito comemorado por Isaquiaz, já que para chegar ao pódio o brasileiro teve que fazer uma prova de recuperação nos metros finais. O baiano não iniciou a prova com um ritmo forte de remadas, mas acelerou na reta final alcançou a terceira posição e manteve-se neste posto à espera de um erro de Brendel ou Fuksa, o que acabou não acontecendo e com isso ele garantiu o bronze.

Ao final da prova, Isaquias demostrou sua admiração por Sebastian Brendel, responsável por tirar do baiano a medalha de ouro nas disputada do C1 1000m e C2 1000m nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“No fim, eu subi um pouco, só que o Brendel é um cara fantástico na água”, declarou Isaquias, ao globoesporte.globo.com. “Ele às vezes parece que brinca com os adversários, com a gente. Deixa a gente ir na frente e fala: ‘Opa, calma aí, crianças, que agora vou fazer meu trabalho’", continuou. “Ele está de parabéns, foi uma ótima prova que ele fez, como sempre faz, essa estratégia de passar os rivais no final. Mas um dia ele vai se quebrar com isso”, alertou o brasileiro, aos risos.

O campeão Sebastian Brendel faz, no pódio, uma homenagem ao filho de Isaquias: rivalidade do bem. Foto: CBCa

A medalha na República Tcheca tem um gosto especial para Isaquias, já que na sexta-feira (25.08), seu primeiro filho nasceu, em Belo Horizonte. A criança ganhou o nome de Sebastian, em homenagem ao rival alemão, que, emocionado, fez questão de prestar uma homenagem ao filho de Isaquias no pódio.

Sebastian Brendel recebeu sua medalha vestindo uma camisa com a frase Welcome, Sebastian Queiroz (Bem-vindo, Sebastian Queiroz). “Foi uma prova especial e me sinto muito feliz de estar no pódio com esses dois caras tão legais. Eu me sinto muito honrado. Fico muito orgulhoso que o Isaquias deu o nome do filho dele de Sebastian. Quis fazer essa homenagem para ele e espero que a esposa dele veja a homenagem no Brasil”, declarou Brendel ao globoesporte.globo.com.

Obviamente que, depois da premiação, a medalha foi dedicada ao filho e ao técnico Jesús Morlán. “Essa medalha vai para o outro Sebastian, do Brasil, que ainda está lá com a minha esposa (Laina) no hospital. Vou levar de presente para eles. Mas, se bobear, eu dedico mais ao Jesús (o técnico Jesús Morlán), pelo desempenho com a gente mesmo doente, mesmo se tratando”, destacou Isaquias. O treinador passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor do cérebro em novembro de 2016, mas, mesmo assim, decidiu que não deixaria de treinar os brasileiros neste ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Ele não deixou a gente de lado, queria estar do nosso lado. Mesmo às vezes passando mal depois de sair da água, no outro dia ele voltava para estar lá com a gente. Essa medalha, esse resultado, é mais para ele mesmo. É pela garra e determinação dele, porque é por isso que a gente vai para a água todo dia”, continuou Isaquias Queiroz.

Prata na paracanoagem

A medalha de Isaquias não foi a única do Brasil neste sábado no Mundial da República Tcheca. Na Paracanoagem, Caio Ribeiro ficou com a prata na prova KL3 200m. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 39s821, atrás do medalhista de ouro, o ucraniano Serhii Yemelianov (39s632) e do britânico Jonathan Young (40s104).

Ministério do Esporte