Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Iniciadas as obras na lagoa Rodrigo de Freitas para os Jogos 2016

19/03/2015 10h25

Iniciadas as obras na lagoa Rodrigo de Freitas para os Jogos 2016

Intervenções devem ser concluídas até o segundo semestre deste ano, permitindo a realização do evento-teste de remo, em agosto

Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro

Tiveram início as obras na lagoa Rodrigo de Freitas, sede das competições de remo e canoagem nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O projeto de adequação, estimado em R$ 14 milhões, abrange três fases: a parte de obras civis, que consiste na construção da uma nova torre de chegada e na reforma da garagem para os barcos; a implantação de infraestrutura para raias, cronometragem e plataformas de câmeras; e a aquisição de estruturas flutuantes para treinamentos e competições.

A nova torre de chegada, que será toda de vidro e terá quatro andares no modo competição, e a modernização das garagens de barcos, que serão adequadas aos conceitos de acessibilidade, vão trazer um novo padrão de instalações esportivas à cidade, melhorando a utilização do espaço pelos atletas e deixando o Estádio de Remo da Lagoa pronto para receber competições de nível internacional. As obras foram iniciadas há 15 dias.

Para garantir a perfeita fixação das raias de competição, cronometragem e plataformas de câmeras, serão implantados suportes metálicos submersos, três metros abaixo do espelho d’água da lagoa Rodrigo de Freitas. Feitas sob medida e de forma a minimizar o impacto ambiental, as estruturas atendem aos requerimentos das federações internacionais de remo e canoagem.

Rio 2016De acordo com o subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira, foi feito um estudo profundo da estrutura da Lagoa, do fundo e do solo, para a escolha da metodologia que garantisse o maior legado e pudesse permitir que essa infraestrutura seja inserida no fundo da Lagoa e posteriormente fique à disposição para que sempre que houver um evento, os sistemas de transmissão e cronometragem possam ser novamente conectados.

Além disso, o governo do estado está adquirindo equipamentos flutuantes, como o partidor de largada e os pontões para atletas e cerimônias, que serão utilizados durante os Jogos e também ficarão como legado para a cidade, permanecendo na Lagoa para uso diário dos atletas.

O prazo para a conclusão de todas as intervenções é o segundo semestre, a fim de que possa ser realizado o evento-teste previsto para agosto de 2015.

Uma vez instalada a infraestrutura, o Comitê Organizador Rio 2016 fornecerá os equipamentos para instalação das raias, que serão doadas ao estado após o evento. O evento-teste de remo será a primeira oportunidade para o Comitê Rio 2016 testar o novo sistema. O evento-teste de canoagem velocidade e paracanoagem na lagoa está previsto para setembro de 2015. Já a canoagem slalom dos Jogos Olímpicos será disputada no Complexo Esportivo de Deodoro.

A lagoa Rodrigo de Freitas está localizada no coração da cidade, cercada pela Floresta da Tijuca e pela estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado. O local fica a apenas dez minutos das praias e hotéis de Ipanema e Copacabana.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro e Comitê Rio 2016