Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inaugurada a última obra de arte premiada em homenagem aos Jogos Rio 2016

Geral

22/09/2016 17h41

Cultura

Inaugurada a última obra de arte premiada em homenagem aos Jogos Rio 2016

As obras foram inauguradas nas Regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, entre agosto e setembro deste ano

A última obra selecionada para homenagear os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi inaugurada na quarta-feira (21.09), em Vitória (ES). Com o tema "Cartografia olímpica: um encontro pela paz, união e amizade", a obra está entre as 22 criações contempladas pelo Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, que recebeu investimentos do governo federal para valorizar artistas das cidades pelas quais a Tocha Olímpica passou.

cartografiaolmpica_395.jpg
Cartografia Olímpica, em Vitória (ES), foi a última obra entregue do Prêmio Arte Monumento Brasil 2016. Foto: Ministério da Cultura/Divulgação)

O prêmio, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Secretaria de Governo da Presidência da República, disponibilizou R$ 30 mil a cada projeto selecionado. As obras foram inauguradas nas Regiões Sudeste (11), Sul (5), Nordeste (3), Norte (2) e Centro-Oeste (1), entre agosto e setembro deste ano. Delas, seis estão em capitais e o restante, em cidades do interior.

Entre as obras, que ficaram como legado e homenagem ao período olímpico e paralímpico, muitas revitalizaram áreas deterioradas de cidades brasileiras. É o caso da escultura luminosa Espectros Olímpicos, erguida no chafariz monumental da Praça Paris, na Glória, Rio de Janeiro (RJ). Por lá, o jogo de luzes projeta uma chama de fogo em meio aos jatos d'água da fonte, em uma releitura contemporânea das fantasmagorias do século XIX, que alude à existência de um fogo dentro da água.

"O chafariz estava com a iluminação desativada há mais de 20 anos, foi uma forma de revitalizar o espaço", conta a artista Paola Barreto. "Além das luzes, houve restauro das bombas de água e do cabeamento elétrico. Sem o edital, não teríamos conseguido fazer isso", completa.

EspectroOlmpico_395.jpg
A escultura luminosa Espectros Olímpicos foi erguida no chafariz monumental da Praça Paris, na Glória, Rio de Janeiro. Foto: Ministério da Cultura/Divulgação

Outros projetos, como a Chama Navegante, em Juazeiro (BA), trouxeram um olhar para a cultura local. A obra, em fibra de vidro e metal, dialoga com o vapor Saldanha Marinho, monumento à navegação localizado à margem do rio São Francisco, no antigo porto de Juazeiro. Nela estão sintetizadas as figuras de carranca, vela e barco, constitutivas da memória local, que, reunidas, formam uma imagem dinâmica da Tocha Olímpica.

No Piauí, em Piripiri, a escultura de Valdeci Freitas enfatiza a união entre cultura e esporte. O projeto Piripiri/16: por entre as Chamas Olímpicas visa fomentar a produção e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais e esportivas e reacender o espírito de interesse por esses valores. "O edital foi fantástico. É preciso esse tipo de iniciativa neste país. Para nós, foi um achado", diz Valdeci. "Pegamos uma forma que representa nossa cultura e a adequamos ao tema olímpico", completa.

Piripiried.jpg
Localizada em Piripiri (PI), escultura enfatiza a união entre cultura e esporte. Foto: Ministério da Cultura/Divulgação

Em Tiradentes (MG), a construção do projeto Automatas na Praça envolveu diversos estudantes. "Propusemos um cata-vento com cinco metros de altura para ser colocado em uma praça e, em frente, tem uma escola. Envolvemos os estudantes com oficinas e eles conseguiram olhar um lugar que era abandonado com outro olhar", conta Thais Moreira, produtora do grupo Cineteatro Vagalume, proponente do projeto.

Thais também elogiou a iniciativa. "Achei a ideia do edital genial porque, em vez de o Estado procurar os artistas para fazer essas obras, eles abriram oportunidade para os artistas mandarem projetos. Achei importante essa junção do esporte e da cultura, que são pastas muito relacionadas", avalia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura