Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ilhabela recebe Copa Brasil de Vela a partir deste domingo (10)

Vela

05/12/2017 13h58

Vela

Ilhabela recebe Copa Brasil de Vela a partir deste domingo (10)

Campeonato definirá formação da Equipe Brasileira de Vela para 2018 e terá disputas de Kiteboarding, Vela Jovem, Optimist e Snipe

A Escola de Vela de Ilhabela abre suas portas a partir de domingo (10) para a V Copa Brasil de Vela. O principal campeonato da modalidade no país terá cerimônia de abertura no dia 10 e regatas a partir de terça-feira (12) até o dia 16 de dezembro. O evento serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2018 e terá disputa nas classes RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil e Kite Race (Masc e Fem).

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira.

vela.jpg
A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputa principal competição da vela nacional. Foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview

A Copa Brasil de Vela 2017 acontece paralelamente à Copa Brasil de Vela Jovem. Porém, desta vez, a competição será abrangente, com a inclusão das classes Snipe e Optimist. O objetivo é oferecer aos velejadores que estão começando no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha olímpica.

Os principais nomes da vela brasileira são esperados na competição, como Kahena Kunze, campeã olímpica da classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, Fernanda Oliveira, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008, Jorge Zarif, quarto colocado nos Jogos Rio 2016, Patrícia Freitas, campeã da Copa do Mundo da World Sailing 2017 na classe RS:X, e Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, vice-presidente da Federação Internacional de Vela e membro do Hall da Fama da modalidade.

Fonte: Confederação Brasileira de Vela