Você está aqui: Página Inicial / Notícias / III Copa Carioquinha de Karatê promove inclusão social no Parque Olímpico da Barra

Geral

04/08/2017 12h09

Um ano dos Jogos

III Copa Carioquinha de Karatê promove inclusão social no Parque Olímpico da Barra

São esperadas 500 crianças com idade a partir de 6 anos, 80% delas de comunidades de área de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro

Neste domingo, 06.08, a Federação de Karatê do Rio de Janeiro (FKERJ), em parceria com a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) e a Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Ministério do Esporte, realizam a III Copa Carioquinha. O evento, com entrada gratuita, será na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra. São esperadas 500 crianças com idade a partir de 6 anos, 80% delas de comunidades de área de vulnerabilidade social.

Segundo o presidente da FKERJ, Juarez Santos, a federação promove o esporte educacional para incentivar os jovens a aprender o karatê. “O objetivo é trazer as crianças para o ambiente em que aconteceram os Jogos Olímpicos. Uma oportunidade para quem não assistiu e poderá lutar na arena dos Jogos”, afirmou Santos, ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Foto: Roberto Castro/ME

Quatro áreas de luta serão montadas na arena para os atletas, a maioria crianças e adolescentes de até 15 anos. Cadeirantes e idosos também serão contemplados. A intenção é promover o bem estar e a qualidade de vida. Na programação, está prevista uma luta simbólica entre o hexacampeão brasileiro e tetracampeão do Pan-Americano, o Coordenador-Geral de Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Célio René, e Juarez Santos. O Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz, e a atleta carioca Maria Cecília Maia, tricampeã mundial de karatê, confirmaram presença no evento.

O karatê está entre as novas modalidades incluídas nos Jogos Olímpicos já a partir da próxima edição, em Tóquio 2020, no Japão. Além do karatê, surfe, skate, escalada e beisebol/softbol farão parte do programa olímpico.  “Eu sou fruto de medalha. Sou ex-atleta e agora estou na administração tentando proporcionar o melhor momento para o competidor, que é receber a medalha. Uma sensação de dever cumprido, de ter treinado e no fim ser condecorado. Entregaremos a medalha e daremos essa oportunidade às crianças num momento marcante da vida delas”, destacou o campeão do Pan de 2007. 

SERVIÇO

III Copa Carioquinha
Local: Arena Carioca I – Parque Olímpico da Barra, RJ
Data: 06.08.2017
Horário: das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
Abertura do evento: 11h

Graciela Vizzotto - AGLO