Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ian Matos encerra participação individual no Mundial de Esportes Aquáticos

Saltos ornamentais

19/07/2017 16h23

Saltos ornamentais

Ian Matos encerra participação individual no Mundial de Esportes Aquáticos

Saltador terminou a fase eliminatória do trampolim de 3m em 37º lugar e agora aguarda a prova sincronizada

O saltador paraense Ian Matos participou nesta quarta-feira (19.7) das eliminatórias do trampolim de 3 metros pelo Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste. Ian fez 338,65 pontos e acabou na 37ª colocação, entre 56 competidores. Apenas os 18 primeiros vão para a semifinal, disputada no mesmo dia. A final será na quinta-feira (20).

"Não posso dizer que estou satisfeito com o resultado de hoje, pois essa é a prova a que eu mais me dedico no treinamento. A meta era atingir os 400 pontos e, para isso, teria que manter todas as minhas notas acima de 7. Como sabia que a competição ia ser longa, resolvi mudar a ordem dos saltos, comecei com o meu salto mais irregular, e depois entrei com os meus dois com grau de dificuldade mais altos. Tentei essa estratégia e não deu muito certo porque acabei ficando bem nervoso no começo da prova", avalia o atleta.

p1bldvih4fma91s571k731v3cn87_crop3x2.jpg
Foto: CBDA/Divulgação

"Essa prova do Mundial é diferente de todas as outras competições. Quando tem bastante gente em um Grand Prix, eu salto com uns 30 atletas. Essa teve 64, então não podemos cometer erros grandes, pois as pontuações ficam parecidas. Às vezes a diferença entre o 18° (que vai para a semifinal) e o 28° é de apenas 10, 15 pontos", resumiu Ian Matos, que ainda disputa no sábado (22) o trampolim de 3 metros sincronizado misto, com Tammy Galera.

O último a garantir vaga na semifinal, com a 18ª posição, foi o suíço Guilhaume Dutoit, com 407,10 pontos. Na semifinal, ele subiu na classificação e passou para o 14º lugar, mas ainda insuficiente para ser finalista (apenas os 12 melhores competem na final). Na semifinal, quem ficou em 18º foi o americano Steele Johnson, que perdeu uma posição em relação à etapa anterior.

A prova foi uma disputa entre chineses. Se nas eliminatórias Siyi Xie foi o melhor com 512,90 pontos, deixando seu compatriota Yuan Cao na 4ª colocação, nas semifinais eles inverteram as posições. Cao marcou 517,45 pontos e saltará por último na final, privilégio de quem se classifica em primeiro. Já Xie vai para a decisão com a quarta marca da semifinal.

A disputa de saltos ornamentais prossegue nesta quinta-feira (20) com as eliminatórias do trampolim de 3 metros feminino, marcada para as 5 horas, de Brasília. Agora, de forma individual, Luana Lira e Tammy Galera, que chegaram juntas à final da prova sincronizada, vão lutar para atingir a semifinal, também disputada na quinta, a partir das 10h30, no horário brasileiro.

Programação de Saltos

Quinta-feira (20.7)
Trampolim 3m Fem – Eliminatórias – Luana Lira e Tammy Galera
Trampolim 3m Fem – Semifinal
Trampolim 3m Masc - Final

Sexta-feira (21.7)
Plataforma Masc – Eliminatórias – Isaac Souza Filho
Plataforma Masc – Semifinal
Trampolim 3m Fem - Final

Sábado (22.7)
Trampolim 3m Sincronizado Misto – Final direta – Ian Matos e Tammy Galera
Plataforma Masc - Final

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)