Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano vence e está nas oitavas de final do Aberto da Áustria de Tênis de Mesa

Tenis de mesa

08/11/2018 15h41

Tênis de Mesa

Calderano vence e está nas oitavas de final do Aberto da Áustria de Tênis de Mesa

Brasileiro enfrenta grande dificuldade na estreia, mas avança contra rival sul-coreano. Duelo das oitavas será contra outro atleta da Coreia do Sul

HugocalderanofotoITTF.jpg
Foto: ITTF

O brasileiro Hugo Calderano estreou com vitória no Aberto da Áustria, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Nesta quinta-feira (8.11), em Linz, ele derrotou o sul-coreano Ganghyeon Park, 169º do ranking mundial, por 4 a 3, com parciais de 12/14, 11/9, 11/13, 7/11, 11/4, 11/8 e 11/7, pela fase de 32.

Nas oitavas de final, nesta sexta-feira (9.11), Hugo enfrenta outro sul-coreano: Woojin Jang, 21º do ranking, que surpreendeu e bateu o conterrâneo Sangsu Lee, sétimo da lista. Caso Calderano vença, terá pela frente Liang Jingkun (CHN) ou Lin Yun-Ju (TPE). Os horários ainda não foram definidos.

O duelo contra Ganghyeon Park foi de extrema dificuldade para o brasileiro, que demorou a se acostumar com o estilo de jogo do adversário. Se defendendo muito bem, em ralis longos, Park esteve muito perto até de conquistar a classificação.

No primeiro set, Calderano chegou a abrir 4 a 1, permitiu a virada para 7 a 4, mas se recuperou. Teve algumas chances de fechar o set, mas acabou deixando o rival levar a vantagem. Na segunda parcial, com golpes potentes e muito mais ligado, foi quase perfeito até abrir 10 a 5. Novamente deixou que o adversário reagisse. Após pedido de tempo do técnico Jean-René Mounie, fechou em 11 a 9.

O terceiro set foi bastante equilibrado, proporcionando boas disputas para o público, com o sul-coreano voltando a levar vantagem no fim. Na quarta parcial, Calderano viveu o pior momento da partida, sendo dominado e perdendo novamente.

O brasileiro ressurgiu no quinto set e voltou a mostrar a categoria que o colocou entre os melhores da temporada 2018. Sem dar chances ao adversário, atropelou por 11 a 4. No sexto set, novamente mostrou frieza para levar a partida para o desempate. Na última parcial, chegou a estar perdendo por 7 a 4, mas empatou o jogo, abatendo visivelmente o sul-coreano, que não teve mais reação a partir de então.

Derrota nas duplas

O Brasil não tem mais representantes no torneio de duplas masculinas. Nesta quinta-feira, Eric Jouti e Gustavo Tsuboi foram derrotados por Liao Cheng-Ting e Lin Yun-Ju, ambos de Taiwan, por 3 x 0, com parciais de 9/11, 9/11 e 7/11, nas oitavas de final da competição.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa