Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hotéis do Rio de Janeiro têm mais de 92% dos quartos reservados

Geral

22/07/2016 16h39

Turismo

Hotéis do Rio de Janeiro têm mais de 92% dos quartos reservados

Na Zona Sul, as instalações cinco estrelas registram lotação máxima

A rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro já tem 92,5% dos quartos reservados para as Olimpíadas, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ). Além disso, cerca de 30 mil pessoas ficarão hospedadas em cinco embarcações que irão atracar no Píer Mauá.

Os hotéis cinco estrelas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, São Conrado, Ipanema e Leblon, na Zona Sul, registram lotação máxima. Em Copacabana e no Leme, há 4% de vagas disponíveis. "A hotelaria carioca está totalmente renovada, com redes internacionais e serviço alinhado com o comprometimento da cidade com a realização dos Jogos", afirmou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

07222016_riodejaneiro_1130.jpg
Previsão é de que 500 mil turistas passem pelo Rio no período dos Jogos Olímpicos. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Para atender a demanda, diversos grupos hoteleiros realizaram programas de capacitação e absorveram boa parte dos alunos. De acordo com Lopes, cada quarto ocupado gera, em média, quatro vagas no setor de turismo: uma no hotel e outras três para a área de receptivo. "Estimamos que pelo menos 120 mil vagas foram geradas pela expansão hoteleira motivada pelas Olimpíadas. Projetos de formação e qualificação são determinantes para a imagem que o turista leva da nossa cidade", disse o presidente da ABIH-RJ.

Turismo nos arredores

Dos mais de 500 mil turistas previstos para visitar o Rio no período dos Jogos, muitos estão interessados em conhecer as cidades próximas à capital. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo fará um intenso trabalho de divulgação em dois importantes equipamentos montados para o evento.

O Rio Media Center e o Espaço Rio serão bases do turismo fluminense durante os Jogos. No Media Center, que receberá mais de oito mil representantes da imprensa nacional e internacional, os municípios farão exibições culturais e oferecerão viagens e passeios aos destinos do interior. No Espaço Rio, instalado na Zona Portuária, haverá rodadas de negócios e atendimento ao público geral, visando investimentos para diferentes setores da economia do Estado.

"Turistas chegaram antes para conhecer cidades próximas à capital. Mangaratiba terá atletas hospedados até 14 de agosto. Já passaram por lá representantes do futebol de Portugal e da Suécia, esgrima da Rússia, rúgbi da Austrália e da Argentina, hóquei da Holanda, entre outros", afirmou Felix.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro