Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Handebol: Brasil estreia nesta quinta-feira no Mundial do Catar

14/01/2015 09h22

Handebol: Brasil estreia nesta quinta-feira no Mundial do Catar

Seleção masculina enfrenta o time da casa na abertura do torneio, às 15h30, horário de Brasília. Campeão garante vaga nos Jogos Rio 2016

Em 2013, o ano terminou com grande estilo para o handebol do país, após a inédita conquista da Seleção Brasileira feminina, que sagrou-se campeã mundial na Sérvia ao derrotar, no dia 22 de dezembro, o time da casa por 22 x 20 na final. Agora, 2015 começa com um novo desafio, desta vez para a Seleção Brasileira masculina.

Comandado pelo técnico espanhol Jordi Ribera, o Brasil faz, nesta quinta-feira (15.01), às 15h30, no horário de Brasília, a partida de abertura do Campeonato Mundial do Catar contra o time da casa. A Seleção Brasileira está no Grupo A, que tem ainda a Espanha, a Bielorrússia, a Eslovênia e o Chile (veja a tabela dos jogos do Brasil abaixo).

CBHb Divulgação
CBHb Divulgação#O armador e capitão da Seleção Brasileira, Fernando Pacheco, o Zeba: “Sabemos que estreia é sempre complicada. Temos que nos concentrar muito”
O armador e capitão da Seleção Brasileira, Fernando Pacheco, o Zeba: “Sabemos que estreia é sempre complicada. Temos que nos concentrar muito”

No último Mundial masculino, disputado em 2013, na Espanha, e vencido pela seleção espanhola, o Brasil terminou em 13º lugar. Para esta edição, o objetivo dos brasileiros é superar esta marca e, nesse sentido, uma vitória sobre o Catar será um importante passo para a classificação às oitavas de final.

Os anfitriões são comandados por um velho conhecido do técnico Jordi Ribera, o também espanhol Valero Rivera, quer levou a Espanha ao lugar mais alto do pódio em 2013. O duelo entre Brasil e Catar promete muitas emoções e será disputado no gigantesco Lusail Multipurpose Hall, em Doha, com capacidade para 15 mil pessoas.

Além de estar sob o comando do atual técnico campeão mundial, o Catar trabalhou muito para fazer bonito em casa. Assim, ninguém na Seleção Brasileira espera um jogo fácil no confronto que tem início às 15h30 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV, SporTV Play e atualização em tempo real do Globoesporte.com.

Saiba mais sobre a história, regras e curiosidades do handebol e acompanhe uma apresentação especial sobre a evolução da modalidade

O Brasil chega para o Mundial bem preparado para o desafio. Foram meses de treinamento intensivo, jogos amistosos, análises, estudos e muita concentração. Jordi Ribera reuniu os melhores em cada posição e conseguiu chegar ao grupo considerado ideal, por ele e pela comissão técnica. “Os atletas que estão no Catar têm um nível alto e fazem parte da filosofia de jogo que entendemos que a Seleção deve fazer”, frisou o treinador espanhol.

CBHb Divulgação
CBHb Divulgação#O armador armador Gustavo Nakamura, o Japa: “Eles estarão em casa e contam com muitos atletas experientes naturalizados”
O armador armador Gustavo Nakamura, o Japa: “Eles estarão em casa e contam com muitos atletas experientes naturalizados”

Ciente das qualidades do técnico Valero Rivera, Jordi Ribera sabe que o Brasil terá uma estreia difícil. “O Qatar é uma equipe que vem crescendo e se preparou muito para este Mundial. Sabemos que será um adversário bastante duro, que conta com um excelente técnico”, avaliou o espanhol. “Nossa meta é melhorar a classificação da Espanha. Temos consciência de que não será fácil, mas evoluímos nesses últimos dois anos. Nossa equipe tem que primeiro jogar bem esta primeira fase, pois estamos em um grupo em que temos possibilidades de passar às oitavas de final. Catar, Bielorrússia e Brasil têm objetivos parecidos e acreditamos muito que o trabalho que estamos fazendo trará resultados”, continuou o treinador.

Para o capitão da equipe, Fernando Pacheco, o Zeba, o primeiro jogo será um ponto crucial. “Sabemos que estreia é sempre complicada. Temos que nos concentrar muito”, alertou.  Já o armador Gustavo Nakamura, o Japa, disse que o Catar é uma equipe que merece atenção. “Eles estarão em casa e contam com muitos atletas experientes naturalizados”, lembrou.

Depois do Catar, o Brasil volta à quadra no próximo sábado (17.01), para enfrentar a poderosa Espanha. Na segunda-feira (19.01), o rival será a Bielorrússia. Depois, a equipe duela contra a Eslovênia na quarta-feira (21.01), para, então, medir forças com o Chile na sexta-feira (23.01), no fechamento da fase de grupos. As oitavas de final serão disputadas nos dias 25 e 26. As quartas de final serão no dia 28, as semifinais no dia 30 e a final no dia 1º de fevereiro. 

O Mundial do Catar tem a participação de 24 países. O grupo B é composto por Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Áustria, Irã e Tunísia. Na chave C estão França, Suécia, Argélia, República Tcheca, Islândia e Egito. No grupo D estão Dinamarca, Polônia, Rússia, Argentina, Arábia Saudita e Alemanha.

Investimentos

Nos últimos anos, o governo federal tem intensificado o investimento no handebol brasileiro e trabalhado para que o país possa capacitar da melhor maneira seus atletas. Entre 2010 e 2014, diversos convênios foram firmados entre o Ministério do Esporte e a CBHb, para a preparação das seleções, na organização de grandes torneios e na estruturação de um centro nacional, no Sesi de Blumenau, em Santa Catarina.

“Historicamente, o Ministério do Esporte é o maior parceiro da Confederação Brasileira de Handebol. Hoje, nós temos dois patrocinadores, Banco do Brasil e Correios, que foram incluídos pelo Plano Brasil Medalhas”, ressalta Manoel Luiz Oliveira, Confederação Brasileira de Handebol. 

Além dos convênios com o governo, a modalidade recebe recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei Agnelo/Piva. Na cidade de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, o Ministério do Esporte investiu R$ 12 milhões para a construção do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, que servirá para a preparação das seleções nacionais, tanto adultas como de base.

Jogos do Brasil na primeira fase do Mundial do Catar
Grupo A

15.01 – 15h30 – Catar x Brasil
17.01 – 12h – Brasil x Espanha
19.01 – 12h – Brasil x Bielorrússia
21.01 – 12h – Brasil x Eslovênia
23.01 – 12h – Brasil x Chile
Obs: Horários de Brasília

 

 

 

A Seleção Brasileira masculina

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Luís Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Nathurhouse La Rioja-Espanha).

Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha)

Do portal Brasil 2016, com informações da Confederação Brasileira de Handebol