Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Governo aposta em potencial do Rio 2016 para consolidar o Brasil como destino turístico

Geral

07/10/2015 14h22

Turismo

Governo aposta em potencial do Rio 2016 para consolidar o Brasil como destino turístico

Em evento realizado nesta quarta-feira em Brasília, presidenta Dilma Rousseff disse que o ano olímpico será um marco para o turismo no país
1 | 3
Foto: Roberto Castro/Ministério do Esporte
2 | 3
Foto: Roberto Castro/Ministério do Esporte
3 | 3
Foto: Roberto Stuckert/PR
anoolimpico_1130_robertocastro.jpg
anoolimpico_1130_robertocastro2.jpg
07102015-_IGV9217-Editar.jpg

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 trarão ao Brasil no ano que vem cerca de 15 mil atletas de 206 países e 25 mil profissionais de comunicação. Estima-se que cinco bilhões de espectadores voltem seus  olhos para o país, que espera aproveitar toda a atenção não só para realizar um evento de sucesso, mas para consolidar o Brasil como destino turístico.

A intenção do governo federal para os Jogos Rio 2016 foi demonstrada nesta quarta-feira (07.10), em Brasília, no evento “Ano Olímpico para o Turismo”. O encontro reuniu a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o ministro do Esporte, George Hilton, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o presidente interino da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso para discutir ações a fim de aproveitar o protagonismo brasileiro em 2016 para impulsionar o turismo.

“Se tem algo que transforma um país em um atrativo e em um destino turístico, são as Olimpíadas, que o fazem desde que começaram na Grécia Antiga”, discursou a presidenta Dilma Rousseff. “Os olhos do mundo já estão voltados para o Brasil. Acredito que o turismo seja a atividade que mais pode ganhar com as Olimpíadas. Faremos do ano olímpico um marco de consolidação como destino turístico”, afirmou.

Antes mesmo de os Jogos começarem, o governo acredita que terá boas oportunidades de mostrar e divulgar as belezas do Brasil como um todo. A principal delas será no revezamento da tocha, que passará por 300 municípios brasileiros. “Vai ser uma grande oportunidade de mostrar ruas, vielas, noites, madrugadas e emoção para o mundo ver este país complexo e maravilhoso que temos”, disse Henrique Eduardo Alves. “É praticamente uma propaganda dos municípios e é isso que teremos que aproveitar”, acrescentou a presidenta Dilma Rousseff.

Para o ministro George Hilton, que tem acompanhado os preparativos dos municípios para receber a passagem da tocha, o momento será simbólico e histórico para cada local. “Tenho visto por onde passo o entusiasmo dos brasileiros pelos Jogos de 2016. Vejo olhos brilhando e sorrisos nos rostos mais humildes. Acho que posso ao menos vislumbrar a visão de que faremos a melhor Olimpíada de todos os tempos”, opinou o ministro do Esporte.

» Leia mais notícias sobre o Revezamento da Tocha Olímpica

 

Prefeito do Rio quer “apresentar o Brasil”

O prefeito Eduardo Paes fez uma apresentação do projeto olímpico e paralímpico para o ano que vem e ressaltou o fato de os Jogos serem um evento representativo para o país como um todo. “Não é uma conquista da cidade do Rio de Janeiro, é do Brasil e de todos os brasileiros. Temos um enorme orgulho de representar um pouco dessa síntese do país. É uma oportunidade incrível de, a partir do Rio, apresentar o Brasil”, comentou.

Paes fez um panorama do andamento da preparação do país para os Jogos e destacou também a oportunidade de transformação do evento. “Os Jogos não são somente um evento esportivo. São uma boa justificativa para que possamos trazer benefícios ao país”, disse, citando alguns dos benefícios que vão ser agregados ao Rio. “Estamos praticamente dobrando o número de vagas de hotéis na cidade. Vamos passar a ter 37 mil quartos em 2016.”

Vagner Vargas - brasil2016.gov.br